Impeachment

Defesa de Dilma pede ao STF anulação do impeachment

Ex-presidente quer também efeito suspensivo, para que Temer volte a ser interino até julgamento final

Atualizada em 11/10/2022 às 12h45
(Dilma com seu advogado, José Eduardo Cardozo)

A defesa da ex-presidente Dilma Rousseff entrou ontem com uma ação no Supremo Tribunal Federal (STF) para anular a condenação no impeachment e determinar que o Senado realize uma nova votação no processo.

O mandado de segurança inclui um pedido de liminar para suspender os efeitos da decisão, fazendo com que o presidente Michel Temer volte a ser interino até uma decisão final do plenário do STF. A ação foi distribuída por sorteio para o ministro Teori Zavascki, que será o relator do caso.

A defesa de Dilma ainda pede que o STF anule dois artigos da Lei 1.079, de 1950, usados pela acusação para imputar os crimes de responsabilidade.

O advogado de defesa de Dilma, José Eduardo Cardozo, já havia anunciado que iria entrar com dois recursos contra o impeachment no Supremo Tribunal Federal. Cardozo argumenta que o processo não teve justa causa porque as provas mostrariam que as acusações de crime de responsabilidade não tem os pressupostos jurídicos necessários.

Cardozo explicou que não vai questionar o mérito da votação, mas vai tentar suspender os motivos jurídicos que levaram a cassação de Dilma, que foram as chamadas pedaladas fiscais e a assinatura de três decretos suplementares.

No segundo recurso, a defesa alega que um dos artigos da lei que rege o impeachment teria sido anulado pela Constituição de 1988, uma vez que a Lei do Impeachment é de 1950.

Cardozo argumenta, também, que o relator do processo, Antônio Anastasia, do PSDB, teria incluído atos de Dilma anteriores a 2015, fugindo do objeto da denúncia.

Anastasia também já afirmou que os recursos são naturais em um processo como esse, mas não acredita em reviravoltas.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.