Economia

Banco Central cobra de instituições financeiras melhora no atendimento ao cliente

Mais de 551 mil atendimentos ao cidadão foram realizados pelo Banco Central (BC) de 2015. Destes, 343 mil foram reclamações

ESTADÃO CONTEÚDO

Atualizada em 11/10/2022 às 12h45
Para melhorar o serviço prestado pelas instituições financeiras, o Banco Central está cobrando que os canais de atendimento sejam efetivos e amplamente divulgados.
Para melhorar o serviço prestado pelas instituições financeiras, o Banco Central está cobrando que os canais de atendimento sejam efetivos e amplamente divulgados. (Banco Central do Brasil )

BRASÍLIA - Mais de 551 mil atendimentos ao cidadão foram realizados pelo Banco Central (BC) de 2015. Destes, 343 mil foram reclamações. Só no primeiro semestre de 2016 foram registradas quase 170 mil queixas, o que aponta para cenário semelhante ao do ano passado. Entre as principais críticas está a ausência do custo efetivo total da operação nos contratos de crédito consignado, problemas na portabilidade do consignado, não fornecimento de documento para liquidação antecipada, insatisfação com a resposta, cancelamento de contrato a pedido do cliente não atendido e envio de cartões não solicitados.

Para melhorar o serviço prestado pelas instituições financeiras, o Banco Central está cobrando que os canais de atendimento sejam efetivos e amplamente divulgados. De acordo com o diretor de Relacionamento Institucional e Cidadania do BC, Isaac Sidney Ferreira, há também a necessidade premente de definição das alçadas internas para solução de conflitos. Ferreira afirma ainda que solicitará ideias que contribuam para reduzir os litígios judiciais, cada vez mais frequentes.

Satisfação

Na contramão de outras instituições, o serviço prestado pela Neoconsig na Central de Atendimento ao Servidor (CAS), que faz gestão do consignado para os 500 mil servidores, tem índice de satisfação de 97,67%. Nos últimos seis meses, foram registrados mais de 86 mil atendimentos a servidores públicos com diversas solicitações e dúvidas. A empresa atua nos estados do Maranhão, Goiás e Alagoas; e também atende as prefeituras de Goiânia, São Luís, Florianópolis e Ananindeua (PA). Nestes locais, os servidores públicos contam com um canal de atendimento exclusivo para assuntos de consignação.

"Ainda que não sejamos configurados como uma instituição financeira, seguimos normas do Banco Central para atender o servidor com os devidos padrões de qualidade, segurança e confiabilidade. Em uma instituição financeira, a central de atendimento atua como um parceiro absorvendo as demandas, uma vez que os clientes podem resolver seus assuntos diretamente com a empresa que faz a gestão da margem consignável no órgão. É essa mentalidade que nos permite alcançar bons resultados em parâmetros de qualidade", explica o economista e diretor da Neoconsig Fernando Kasprik.

O diretor explica ainda que, além disso, os clientes da Neoconsig também contam com serviço exclusivo de atendimento para assuntos bancários, que por meio de suporte telefônico auxilia os bancos durante as operações de crédito consignado. "A tecnologia nos permite oferecer atendimento online, inclusive pelo celular, mas é preciso que o cliente verdadeiramente resolva suas demandas e tenha outros canais funcionando com efetividade, como nossas centrais de atendimento e totens de autoatendimento disponibilizados a cada público com os quais lidamos. Essa percepção de cordialidade, qualidade e eficiência é, sem dúvida, a solução para o desafio que ora se coloca diante do BC e dos bancos", conclui Kasprik.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.