Transporte

Terminais de integração serão geridos por empresas de ônibus

Consórcios ou empresas que ganharam a licitação para operar o Sistema de Transporte Público de São Luís serão as responsáveis pelos cinco terminais, que funcionam espalhados pela cidade; todos têm problemas a serem sanados

Atualizada em 11/10/2022 às 12h45
Terminal de Integração da Cohab/Cohatrac será gerido pelo Consórcio Via SL, vencedor da licitação do transporte e responsável pelo Lote II
Terminal de Integração da Cohab/Cohatrac será gerido pelo Consórcio Via SL, vencedor da licitação do transporte e responsável pelo Lote II (Terminal)

A partir deste mês as empresas que venceram a licitação do transporte coletivo em São Luís devem começar a operar os terminais de integração espalhados pela cidade. Os cinco terminais foram distribuídos de acordo com os lotes vencidos durante o certame e cada empresa ou consórcio vencedor terá de realizar a gestão e manutenção dos locais pelo período da concessão, que é de 20 anos.

De acordo com o edital de licitação do transporte da capital, passará a ser de responsabilidade das concessionárias, o fornecimento de mão-de-obra e insumos necessários à operação e segurança, manutenção, conservação, limpeza e reformas prediais que assegurem o pleno funcionamento dos terminais de integração.

Além disso, as empresas e consórcios terão de administrar e controlar a operação sob supervisão e fiscalização da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT). Poderão também outorgar contratos de concessão de uso de espaços, para exploração comercial e/ou visual de propaganda em locais próprios, mas sempre com anuência do poder concedente.

Como obrigações, serão de responsabilidade dos concessionários, fiscalizar, controlar e disciplinar a operação das linhas integradas nas áreas dos terminais, executar o serviço de limpeza, conservação, manutenção,segurança patrimonial e reforma, e também implantar e manter a sinalização dos espaços, tudo com vias de garantir a regularidade do atendimento, a segurança e o conforto dos usuários.

Problemas
As empresas licitantes vencedoras do contrato terão que se desdobrar para garantir o funcionamento adequado dos terminais, principalmente dos mais movimentados, caso do terminal da Praia Grande.

Apesar das reformas que foram realizadas pela Prefeitura de São Luís, muitos são os problemas encontrados, tais como sujeiras, banheiros quebrados, paredes pichadas, pisos esburacados, entre outras situações, como mato alto e a ausência de equipamentos de segurança contra incêndio.

SAIBA MAIS

Existem cinco terminais de integração de passageiros em São Luís, sendo quatro em área urbana e um, situado mais ao sul, no Distrito Industrial.
Terminal de Integração da Praia Grande, no centro da cidade, adjacente ao Anel Viário. A região tem grande número de pontos comerciais e de instituições, além de ser um dos principais polos de atração turística, pois é onde se localiza o Centro Histórico da cidade.
Terminal de Integração da Cohama, próximo à interseção de duas importantes vias Av. Jerônimo de Albuquerque e Av. Daniel de La Touche.
Terminal de Integração da Cohab, situado na Av. Jerônimo de Albuquerque, está inserido em uma área com grande presença de comércio nas vias de maior fluxo e, nas vias locais, grande número de residências.
Terminal de Integração do São Cristóvão, situado no bairro de mesmo nome, está localizado nas proximidades do campus da Universidade Estadual do Maranhão. Essa região tem grande número de residências e grande parcela da população que depende do transporte público.
Terminal de Integração do Distrito Industrial, situado fora da área urbana do município, é o de menor área construída. Essa região é a menos adensada. Entretanto, a maioria da população da região é usuária cativa de transporte público. Localizado às margens da BR-135, esse terminal está inserido entre o Distrito Industrial e uma grande área de habitações de baixa renda.

Responsabilidade dos terminais
Lote I Praia Grande e Distrito Industrial
Lote II Cohab/Cohatrac
Lote III São Cristóvão
Lote IV Cohama/Vinhais

Empresas/consórcios
Lote I - CONSÓRCIO CENTRAL
Lote II - CONSÓRCIO VIA SL
Lote III - CONSÓRCIO UPAON-AÇU
Lote IV - VIAÇÃO PRIMOR LTDA.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.