Saúde

Para ter hábitos alimentares mais saudáveis no dia a dia

Conselho Regional de Nutricionistas (CRN) promove ação de orientação nutricional, no São Luís Shopping

Atualizada em 11/10/2022 às 12h45
Frequentadores de shopping tiram dúvidas sobre alimentação saudável
Frequentadores de shopping tiram dúvidas sobre alimentação saudável (nutrição)

Os hábitos alimentares, quer dizer, os maus hábitos alimentares da população ludovicense estiveram na mira de nutricionistas durante todo o dia de ontem. É que, em alusão ao Dia do Nutricionista, celebrado em 31 de agosto, o Conselho Regional de Nutricionistas (CRN) prestou orientação nutricional aos frequentadores do São Luís Shopping. De acordo com os profissionais da área o sobrepeso está crescendo entre a população maranhense, sobretudo entre adolescentes. Uma alimentação inadequada traz ricos à saúde.

Ao longo de todo o horário se funcionamento do shopping, acadêmicos, professores e profissionais de nutrição conversaram com os frequentadores sobre a importância de uma alimentação saudável.

“Além disso, prestamos atendimento de avaliação nutricional, medição do peso e altura para cálculo do IMC e verificar se há sobrepeso ou obesidade, medição da circunferência abdominal e verificação se a pessoa tem doenças crônicas como hipertensão e diabetes. Depois de toda essa avaliação, a pessoa recebeu orientações para melhorar sua alimentação”, informou Adriana Teixeira, nutricionista fiscal do Conselho Regional de Nutricionistas.

O Índice de Massa Corporal (IMC) é o padrão pelo qual a Organização Mundial da Saúde (OMS) estabelece se os níveis de gordura e peso do indivíduo estão dentro do recomendado. A fórmula é simples: chega-se ao resultado dividindo o peso da pessoa em quilos pela altura em centímetros, elevada ao quadrado. Já a medida da circunferência abdominal indica a quantidade de gordura abdominal do indivíduo e é um importante indicador de doenças cardiovasculares.

Sobrepeso
De acordo com Aline Belarmino de Oliveira Nunes, professora do curso de Nutrição da Faculdade Estácio São Luís, o sobrepeso tem aumento entre a população maranhense, seguindo uma tendência nacional. Um dos fatores são os maus hábitos nutricionais.
“Por causa da correria do dia a dia, as pessoas tendem a comer fora dos horários ideais e isso faz com que elas sintam mais fome quando vão se alimentar, logo, acabam comendo mais. Além disso, aumentou a ingestão de alimentos processados, que têm mais sódio e açúcar, que trazem riscos à saúde”, explicou.

Ainda de acordo com a professora de nutrição, pessoas que já têm doenças crônicas, como hipertensão e diabetes, podem ter seu quadro agravado se não cuidarem da alimentação. “A alimentação é fundamental para o equilíbrio da saúde. Tanto para quem está saudável e quer se manter assim quanto para quem está doente e precisa manter a doença sobre controle ou melhorar as defesas do organismo”, afirmou.



Saiba Mais


10 passos da alimentação saudável

1 - Inclua diariamente seis porções do grupo de cereais (arroz, milho, trigo, pães e massas), tubérculos como as batatas e raízes como a mandioca/macaxeira/aipim nas refeições. Dê preferência aos grãos integrais e aos alimentos na sua forma mais natural.


2 - Coma diariamente pelo menos três porções de legumes e verduras como parte das refeições e três porções ou mais de frutas nas sobremesas e lanches.


3 - Coma feijão com arroz todos os dias ou, pelo menos, cinco vezes por semana. Esse prato brasileiro é uma combinação completa de proteínas e bom para a saúde.


4 - Consuma diariamente três porções de leite e derivados e uma porção de carnes, aves, peixes ou ovos. Retirar a gordura aparente das carnes e a pele das aves antes da preparação torna esses alimentos mais saudáveis!


5 - Consuma, no máximo, uma porção por dia de óleos vegetais, azeite, manteiga ou margarina. Fique atento aos rótulos dos alimentos e escolha aqueles com menores quantidades de gorduras trans.


6 - Evite refrigerantes e sucos industrializados, bolos, biscoitos doces e recheados, sobremesas doces e outras guloseimas como regra da alimentação.


7 - Diminua a quantidade de sal na comida e retire o saleiro da mesa. Evite consumir alimentos industrializados com muito sal (sódio) como hambúrguer, charque, salsicha, lingüiça, presunto, salgadinhos, conservas de vegetais, sopas, molhos e temperos prontos.


8 - Beba pelo menos dois litros (seis a oito copos) de água por dia.


9 - Dê preferência ao consumo de água nos intervalos das refeições.


10 - Torne sua vida mais saudável. Pratique pelo menos 30 minutos de atividade física todos os dias e evite as bebidas alcoólicas e o fumo. Mantenha o peso dentro de limites saudáveis.

Fonte: Ministério da Saúde

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.