162 anos da ACM

O Estado é homenageado durante comemorações dos 162 anos da ACM

Solenidade magna aconteceu na noite de ontem na sede da entidade, reunindo a classe empresarial local e convidados

Leandro Santos / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h45
Luzia Rezende, presidente da Associação Comercial do Maranhão, fala durante solenidade comemorativa dos 162 anos da entidade empresarial
Luzia Rezende, presidente da Associação Comercial do Maranhão, fala durante solenidade comemorativa dos 162 anos da entidade empresarial

SÃO LUÍS - O jornal O Estado foi um dos homenageados na solenidade magna de comemorações dos 162 anos da Associação Comercial do Maranhão (ACM) que aconteceu na noite de ontem na sede da entidade, localizada na praça Benedito Leite, no centro de São Luís. O evento reuniu a classe empresarial local e demais convidados.

Durante o evento também foi apresentada a nova edição da História do Comércio do Maranhão, iniciativa patrocinada pela Vale e que une a ACM e a Universidade Federal do Maranhão (UFMA) como parceiros. Na solenidade, a Associação Comercial prestou homenagem in memoriam a Jerônimo de Viveiros e Mário Meireles, autores da coletânea reeditada pela entidade.

Luzia Rezende entregou placa e a nova edição da História do Comércio do Maranhão a Marcos Cordeiro Sarney, diretor executivo do jornal O Estado.
Luzia Rezende entregou placa e a nova edição da História do Comércio do Maranhão a Marcos Cordeiro Sarney, diretor executivo do jornal O Estado.

Comemorações

A programação do aniversário de 162 anos da ACM teve início no dia 3 de agosto, com a apresentação da Campanha de Combate ao Caixa 2, coordenada pela OAB-MA, uma iniciativa da OAB Nacional em conjunto com a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e o Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE). Na oportunidade o presidente da OAB-MA, Thiago Diaz, apresentou a Campanha a classe empresarial.

No dia 17 de agosto foi realizada a primeira edição do Fórum da Micro e Pequena Empresa, promovido pelo Conselho das MPE’s da ACM. O objetivo foi criar oportunidade de negócios para os micro e pequenos empresários.

No dia 24 de agosto esteve na associação o economista e conselheiro federal de Economia, Luís Alberto Aranha Machado, que falou à classe empresarial sobre os Cenários Econômicos, juntamente com Felipe de Holanda que é presidente do Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos (Imesc).

Saiba mais

A Associação Comercial do Maranhão foi fundada no dia 21 de agosto de 1854, por meio de uma eleição feita por membros do setor terciário, à época. O primeiro presidente da instituição (que ficou conhecida inicialmente por Comissão da Praça) foi o comendador João Gualberto da Costa, considerada figura importante. Em 1878, sob o comando de José da Cunha Santo Júnior, a entidade se transformou em Associação Comercial do Maranhão (ACM).

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.