TRE

Tribunal encerra projeto de votações biométricas simuladas

Bacurituba foi o último município a participar do programa do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão

Atualizada em 11/10/2022 às 12h45

SÃO LUÍS - Neste domingo, 28 de agosto, o Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão realizou eleição biométrica simulada no município de Bacurituba, termo da 38ª zona, onde estavam aptos a votar 4.809 eleitores em 16 seções de 5 locais de votação das 8h às 12h.

O comparecimento registrado foi de 325 eleitores. Para participar da simulada, os eleitores deveriam se encaminhar ao local de votação portando título e documento de identificação com foto, sendo que após leitura da digital pela urna biométrica, eles poderiam escolher entre candidatos fictícios. Para tirar dúvidas, servidores da Justiça Eleitoral estavam a postos para esclarecê-las, além do juiz Marcelo Rego (titular da 38ª ZE) e do diretor-geral Gilson Borges, que viajou para acompanhar os trabalhos coordenados pela Secretaria de Tecnologia da Informação.

Bacurituba foi a 6ª e última cidade em 2016 a sediar este projeto do TRE-MA. As demais foram Imperatriz (4 de agosto), Viana (7/08), Caxias (12/08), Timon (13/08) e Urbano Santos (19/08). Além dessas, outros 29 municípios utilizarão a biometria como forma de identificação do eleitor na hora do voto. Com esta ação, o Regional possibilitou que os eleitores conhecessem na prática o funcionamento deste novo sistema de votação, além de ser possível treinar os mesários que serão responsáveis pelo processo.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.