Comunicação

Universidade Ceuma inaugura praça em homenagem aos irmãos Bacelar

Evento aconteceu na noite desta sexta-feira, 26; os irmãos fundaram a primeira emissora de televisão do Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h45
(Praça irmãos Bacelar, que foi inaugurada na Universidade Ceuma)

Em homenagem aos irmãos Raimundo Emerson Machado Bacelar, Carlos Magno Duque Bacelar e Afonso Augusto Duque Bacelar, a Universidade Ceuma inaugurou, na noite de sexta-feira,26, a Praça Bacelar, no Campus Renascença. A homenagem prestada pelo fundador do Grupo Ceuma, Mauro Fecury, faz alusão aos pioneiros da comunicação no Maranhão, que fundaram a Difusora - primeira emissora de televisão do Estado.

A solenidade de inauguração da Praça Bacelar contou com a presença dos irmãos Raimundo e Magno Bacelar, dos dirigentes do Grupo Ceuma e membros do corpo docente e discente da instituição, além de convidados.

“A Universidade Ceuma precisa homenagear grandes feitos do passado, como forma de incentivo aos jovens a se tornarem não apenas profissionais, mas empreendedores”, disse o reitor do Ceuma, Saulo Martins.

Trajetória

O grupo teve seu marco inicial com a fundação da Rádio Difusora, em 29 de outubro de 1955, pelos irmãos Carlos Magno Bacelar e Raimundo Bacelar (este último fundador também da Rádio Clube de Teresina). A emissora foi a segunda a ser fundada no Maranhão, 10 anos após a inauguração da Rádio Timbira, pioneira no estado.

Nas décadas seguintes, o grupo seria pioneiro ao fundar a TV Difusora, primeira emissora de televisão do Maranhão, em 9 de novembro de 1963, e a Difusora FM, em 22 de agosto de 1979. À época, o Sistema Difusora já era o maior grupo de comunicação do Maranhão. A consolidação da liderança se deu, principalmente, pelo fato de a TV Difusora ser afiliada à Rede Globo e, por isso, deter boa parte do mercado publicitário local.

A carreira política de Magno Bacelar, que já havia sido deputado estadual e estava em seu segundo mandato de deputado federal, também contribuiu para o crescimento do empreendimento.

Atualmente, tendo como proprietário o político e empresário Edison Lobão Filho, o grupo é a segunda maior empresa de comunicação do Maranhão, atrás apenas do Grupo Mirante. O Sistema Difusora de Comunicação é uma subsidiária da EML Participações, razão social pertencente à família Lobão, responsável por vários investimentos no Maranhão.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.