Surpresa

Senadores ganham jogo de tabuleiro do impeachment

Encomenda sem remetente chegou ao gabinete dos 81 senadores da República; objetivo do jogo é a articulação política para conseguir votos

Atualizada em 11/10/2022 às 12h46
Tabuleiro conta com fotografias do rosto dos 81 senadores
Tabuleiro conta com fotografias do rosto dos 81 senadores (SESSÃO SENADO AO VIVO )

BRASÍLIA - Na manhã desta sexta-feira, 26, uma encomenda sem remetente chegou ao gabinete dos 81 senadores da República: um jogo de tabuleiro com a temática do processo de impeachment. O objetivo do jogo é a articulação política para conseguir votos para concluir ou impedir o impeachment de Dilma Rousseff.

"É indicado para cidadãos interessados pelo jogo político que acontece no cenário brasileiro e as relações entre diferentes poderes e outras instâncias sociais. É contraindicada para pessoas antidemocráticas, violadores dos direitos humanos e para quem não sabe brincar sem brigar", diz as instruções do jogo.

O tabuleiro conta com fotografias do rosto dos 81 senadores que compunham o Senado em 12 de maio de 2016, quando foi aberto o processo de impeachment. O jogo se chama "Efeito 55", em referência aos 55 votos favoráveis à abertura do processo de impeachment de Dilma.

Para os jogadores, é justamente nessa fase que se inicia a disputa. Com o placar de 55 a 22 votos a favor do impeachment, os competidores precisam cumprir suas cartas-objetivo, que determinam se eles devem conseguir votos a favor ou contra o impeachment. Ganham aqueles que atingirem a carta-objetivo. Para impedir o impeachment, assim como no processo real, são necessários 28 votos.

O jogo ainda prevê "manobras políticas", eventos de mídia, ações de movimentos sociais e cartas-curingas, ou seja, cartas que podem influenciar o placar do jogo e causar reviravoltas no placar do impeachment.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.