Mirante no processo

Atualizada em 11/10/2022 às 12h46

Os candidatos a prefeito de São Luís serão entrevistados pela TV Mirante a partir do dia 19 de setembro. As entrevistas serão realizadas no JMTV 1ª edição, com duração de 15 minutos para os candidatos com representatividade na Câmara Federal, sendo realizadas ao vivo de 19 a 22 de setembro. Já os demais candidatos, sem representatividade, terão as entrevistas gravadas, com duração de três minutos, exibidas no JMTV 1ª edição nos dias 23 e 24 de setembro.
A ordem das entrevistas foi determinada por meio de sorteio, realizado ontem, durante reunião com os assessores dos candidatos e representantes do Grupo Mirante. A primeira entrevistada será a deputada Eliziane Gama (PPS).
Em um eventual segundo turno, as entrevistas serão realizadas pelo JMTV 2ª edição, com duração de 8 minutos para cada candidato.
Na reunião ficou determinada, ainda, a data de realização do debate entre os candidatos aptos, conforme a Lei Eleitoral. As normas do debate e os nomes dos candidatos que irão participar serão divulgados posteriormente.
Também ontem, a Mirante ganhou um reforço para o seu posicionamento em relação ao programa. O Supremo Tribunal Federal decidiu que as emissoras não precisarão mais da anuência de 2/3 dos candidatos para formular convites aos postulantes. Ela agora pode determinar como, e com quem, fazer o debate.
Pode, por exemplo, convidar os que têm representação na Câmara e convidar outros, com base nos critérios que escolher. A decisão do STF deve agilizar a definição da data do debate Mirante no primeiro turno.

Que trabalho?
O governador Flávio Dino (PCdoB) aprontou mais uma das suas, ontem, ao entregar o Hospital Macrorregional de Santa Inês.
Em discurso a uma plateia de aliados, o comunista disse que “deu muito trabalho” fazer a unidade de saúde.
Só não disse que recebeu a obra já 90% concluída, como parte do programa “Saúde é Vida”, da gestão Roseana Sarney/Ricardo Murad.

Ação
O governador Flávio Dio (PCdoB) não disse, também, que o “empurrão” final para a conclusão da obra foi dado pelo prefeito Ribamar Alves (PSB).
Foi o socialista quem criou embaraço ao chefe do Executivo estadual ao propor uma ação judicial pela retomada das obras.
Os serviços estavam paralisados desde que Dino assumira o comando do Estado.

Qualitativa
O deputado estadual Wellington do Curso (PP) ainda não definiu as linhas gerais dos seus primeiros programas eleitorais.
Antes de finalizar a “história” definitiva a ser contada, ele aguarda o resultado de uma pesquisa qualitativa encomendada para consumo interno.
O levantamento está em fase de conclusão, e deve ser entregue ao candidato nesta sexta-feira.

Golpista?
Depois de tanto criticar os “golpistas” que atuaram pelo afastamento da presidente Dilma Rousseff (PT), o governador Flávio Dino (PCdB) parece ter-se rendido aos adversários.
Diante do que considerou traição dos petistas ao tirar apoio a seus candidatos em cidades do Maranhão, o comunista tenta uma aproximação com o presidente Michel Temer (PMDB).
Para isso, procurou o prefeito de Olinda, Renildo Calheiros, irmão de Renan, presidente do Senado. A informação é da coluna Radar, de Veja.

Confiança...
A propaganda eleitoral é a última etapa para que os candidatos possam convencer o eleitor de que tem condições para governar São Luís.
Calçado nos quesitos “confiança” e “experiência”, o eleitorado estará atento para promessas vazias e falta de compromissos de quem já teve o que fazer e não fez.
E quem tiver a maior capacidade de convencer o eleitor terá larga vantagem nesta etapa.

...e experiência
Um dos jingles da campanha de Eliziane Gama usa os termos confiança e experiência como mote.
A candidata do PPS se baseia em pesquisas que mostram ser ela dona de um poder de comunicação superior ao dos demais candidatos.
As análises qualitativas dos levantamentos da candidata do PPS são feitas pelo Instituto GPP, um dos mais respeitados do país.

Expediente
O prefeito Edivaldo Júnior tem deixado sistematicamente o horário de expediente na Prefeitura para realizar atos de campanha.
Desde o dia 16 de agosto, quando começou a campanha, sua agenda mostra semrpe atos no meio da manhã ou no meio da tarde.
As caminhadas, reuniões e encontros do candidato à reeleição tomam praticamente todo o seu dia nesta campanha

E MAIS

• A falta de confiança do eleitor nas promessas feitas pelo prefeito Edivaldo Júnior é o principal fator de sua rejeição como candidato.

• O candidato Wellington do Curso quer compensar a falta de foco na apresentação de propostas com um posicionamento contundente na desconstrução dos adversários.

• Rose Sales, Eduardo Braide, Cláudia Durans, Zeluis Lago e Valdeny Barros têm menos de 10 segundos na propaganda eleitoral no rádio e na TV.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.