Em prática

Após licitação, novo ônibus chega a SL

Coletivo, articulado e com ar-condicionado, pertence à empresa Viper Transportes

Atualizada em 11/10/2022 às 12h46
Novo ônibus articulado chegou a São Luís e deve atender Uema/Ipase
Novo ônibus articulado chegou a São Luís e deve atender Uema/Ipase (Articulado)

Com a conclusão da licitação do Sistema de Transporte Coletivo de São Luís, o primeiro veículo da nova frota que atenderá os usuários chegou à capital maranhense. O coletivo veio equipado com ar condicionados, uma das exigências presentes no edital que as empresas deveriam cumprir.

O novo ônibus pertence à empresa Viper Transportes, que integra o consórcio Upaon-Açu, um dos vencedores da licitação, e atuará no Lote III. O coletivo é um articulado cujo modelo é VialeBRT da fabricante Marcopolo.

O articulado recebeu o prefixo de 300.250 para as suas operações na linha T070 Uema/Ipase. O veículo é equipado com dois aparelhos de ar condicionado, câmera de ré, janelas seladas, elevadores nas portas para deficientes e outros itens tecnológicos.

O coletivo ainda não está em operação. Nos próximos dias deve passar por vistoria no Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão (Detran) para posteriormente iniciar as suas atividades no transporte de passageiros. A empresa receberá novos ônibus semelhantes nos próximos dias.

Conforme apurou O Estado, a empresa Viação Primor já dispõe hoje de cinco novos coletivos, todos eles nos padrões exigidos pelo edital. A Ratran, por sua vez, fez a aquisição de 17 ônibus, sendo dois articulados, três micro-ônibus e 12 convencionais, que devem chegar nos próximos dias. Outras empresas também já fizeram a aquisição dos coletivos.

Licitação
A última etapa da licitação aconteceu em julho durante sessão realizada no auditório da Secretaria Municipal de Turismo (Setur). Os consórcios Central, Via SL e Upaon-Açu e a empresa Viação Primor foram declarados os vencedores do processo licitatório para a escolha das empresas que atuarão no sistema de transporte coletivo de São Luís.

De acordo com a Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT), cada empresa ou consórcio poderá atuar em apenas um lote. Desta forma, de acordo com o órgão, será evitado o campo econômico denominado de monopólio, ou seja, o domínio amplo por parte da empresa em um determinado setor. Sendo assim, o Consórcio Central vai atuar no Lote I; o Via SL vai atuar no Lote II; o Consócio Upaon-Açu vai atuar no Lote III; e a Viação Primor LTDA atuará no Lote IV.

SAIBA MAIS

A licitação do transporte coletivo para a capital maranhense, feita pela Prefeitura de São Luís, cumpre metas estabelecidas entre o Município e o Ministério Público do Maranhão (MP) em Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), firmado entre as partes em 2011.

Com o término da licitação e a posterior assinatura dos contratos, as empresas terão que cumprir as exigências do edital, dentre elas, a oferta de veículos com itens de acessibilidade, com ar condicionado e, ainda a substituição imediata de cerca de 200 ônibus fora da idade média de operação - que é de cinco anos.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.