Luta por direitos

Semana da Diversidade será iniciada hoje em SL

Programação movimentará espaços públicos no centro da cidade e na Avenida Litorânea para debater os impactos à cidadania e vivência

Atualizada em 11/10/2022 às 12h46

Começa hoje a Semana da Diversidade São Luís 2016. A abertura oficial será às 18h, na Casa do Maranhão, Praia Grande. Este ano, o movimento LGBT da capital escolheu o tema “Lei de identidade de gênero: A ameaça para a cidadania LGBT no contexto político de ataque a ordem democrática e aos direitos humanos”. A programação movimentará espaços públicos no centro da cidade e na Avenida Litorânea para debater os impactos à cidadania e vivência de gays, lésbicas, bissexuais, travestis e transexuais. No domingo, dia 28, acontece a 13ª Parada do Orgulho LGBT, na Avenida Litorânea.

O tema da Semana da Diversidade São Luís 2016 foi escolhido por causa da ameaça de retrocesso aos direitos já conquistados pela população LGBT do país por causa da mudança de governo, que resultou na extinção de ministérios importantes para a implementação de políticas públicas voltadas para as minorias políticas brasileira, como a população LGBT. Pasta criada para dar visibilidade e garantir o direito de minorias, o Ministério das Mulheres, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos foi extinto assim que o governo interino tomou posse.

Além disso, diversos projetos de lei que garantiriam direitos à população LGBT enfrentam resistência da chamada Bancada Evangélica, no Congresso Nacional. Entre estes projetos estão o de criminalização da LGBTfobia, que puniria os atos de discriminação contra a população LGBT, o do Casamento Civil Igualitário, que consolidaria o direito ao casamento civil que hoje é garantido aos casais homoafetivos por meio de resolução, em 2013, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e o projeto de Lei João Nery (Lei de Identidade de Gênero), que tramita na Câmara dos Deputados desde 2013 e busca garantir à população transexual o reconhecimento a sua identidade de gênero.

Programação
A programação da Semana da Diversidade São Luís 2016 inclui debates, oficinas, sessão de cinema, rodas de discussão e a 13ª Parada do Orgulho LGBT e foi elaborada para que em todas as atividades sejam debatidas a questão racial, outro fator de discriminação. A abertura oficial acontece hoje, às 18h, na Casa do Maranhão, na Praia Grande, com a palestra “A ameaça para a cidadania LGBT no contexto político de ataque a ordem democrática e aos direitos humanos”.

Amanhã, a programação começa no início da tarde com oficinas de maquiagem, dança, teatro, sexo, turbante etc. No fim da tarde, acontece uma sessão de cinema aberta ao público sobre LGBTfobia. Na sexta-feira, dia 26, acontece uma aula pública sobre práticas religiosas e aceitação das identidades LGBT.

Considerando que agosto é o mês da visibilidade lésbica, a programação de sábado, dia 27, será dedicado às mulheres quando acontece o “Encontrão LesBi: Luana Barbosa”, mulher negra, lésbica, pobre, periférica e masculinizada, que foi assassinada por policiais militares de São Paulo. A programação do “Encontrão LesBi: Luana Barbosa” inclui rodas de conversas sobre lesbofobia, bifobia e transfeminismo, além de intervenções artísticas.

PROGRAMAÇÃO

Hoje
18h - Casa do Maranhão, Praia Grande
Palestra de abertura com o tema “A ameaça para a cidadania LGBT no contexto político de ataque a ordem democrática e aos direitos humanos”.

Amanhã
14h às 17h - Casa do Maranhão, Praia Grande
Oficinas de maquiagem, dança, teatro, sexo, turbante.
18h - Praça da Criança, Praia Grande
Cine Diversidade com exibição do filme “Favela Gay”,
seguido de debate sobre LGBTfobia

Sexta-feira, dia 26
17h –
Praça Nauro Machado, Praia Grande
Aulão “Práticas religiosas e aceitação das identidades LGBTs
19h – Praça Nauro Machado, Praia Grande
Blitz preventiva de saúde
20h – Praça Nauro Machado, Praia Grande
Apresentações culturais

Sábado, dia 27
10h –
Parque do Bom Menino
Encontrão LesBi: Luana Barbosa com rodas de conversa sobre lebofobia, bifobia, transfeminismo, práticas de sexo lésbico, gaymado, corrida de salto, vôlei e butsal.
Domingo, dia 28
14h –
Avenida Litorânea
Parada do Orgulho LGBT

Parada LGBT
Encerrando a Semana da Diversidade São Luís 2016, acontece no domingo, dia 28, a 13ª Parada do Orgulho LGBT, na Avenida Litorânea. A concentração será a partir das 14h e, além das atrações musicais, haverá diversos protestos contra a discriminação da população LGBT.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.