MEC

Novo campus do IFMA atenderá 1,2 mil estudantes maranhenses

Ministério da Educação (MEC) investiu R$ 8,5 milhões na obra do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão

Atualizada em 11/10/2022 às 12h46
Estrutura física é composta por blocos de ensino, salas de aula, laboratórios, setor administrativo, refeitório, auditório, biblioteca e área de vivência
Estrutura física é composta por blocos de ensino, salas de aula, laboratórios, setor administrativo, refeitório, auditório, biblioteca e área de vivência (ifma grajaú)

GRAJAÚ - O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA) ganhou um novo campus no Grajaú, município com 67,6 mil habitantes. A unidade, inaugurada oficialmente na sexta-feira (19), tem capacidade para atender até 1,2 mil estudantes em três turnos e conta com 70 professores e 45 técnicos administrativos.

O Ministério da Educação (MEC) investiu R$ 8,5 milhões na obra. A estrutura física é composta por blocos de ensino, salas de aula, laboratórios, setor administrativo, refeitório, auditório, biblioteca e área de vivência.

Na solenidade de abertura do campus, o titular da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) do MEC, Marcos Viegas, destacou que a entrega da unidade de Grajaú revela o esforço para o desenvolvimento da educação profissional em todo o território nacional.

“Esse é o compromisso do Ministério da Educação de levar oportunidade para jovens e trabalhadores de todo o Brasil”, afirmou. Também estiveram presentes o reitor do IFMA, Francisco Roberto Brandão Ferreira, e o vice-governador do Maranhão, Carlos Orleans Brandão Júnior.

O diretor-geral do IFMA Campus Grajaú, Alberto Gonçalves, destacou que a chegada do campus irá interferir na realidade social do município. “O IFMA é uma instituição que respira e trabalha com a cidadania. Nós viemos oferecer ao município possibilidades de crescimento, já que Grajaú está recebendo uma instituição de qualidade para atender as famílias da região”, destacou.

Oferta de vagas

Os primeiros alunos regulares ingressaram este mês. Nessa primeira fase, foram ofertadas vagas para os cursos técnicos de agronegócio, administração e informática para quem já concluiu o ensino fundamental e tenha concluído ou esteja cursando, no mínimo, o segundo ano do ensino médio.

O campus foi planejado para atender a uma demanda de mais de 150 mil habitantes que moram também nas proximidades do Grajaú, como nos municípios de Amarante do Maranhão, Arame, Fernando Falcão, Formosa da Serra Negra, Itaipava do Grajaú, Lajeado Novo e Jenipapo dos Vieiras.

Nova estrutura

Com a entrega da nova unidade, o IFMA totaliza 26 campi, dois deles em fase de implantação. A instituição ainda conta com três núcleos avançados, três campi avançados e um centro de vocação tecnológica, esse também em fase de implantação.

O campus Grajaú do IFMA recebeu autorização de funcionamento em portaria de outubro de 2013. A unidade integra a terceira fase do plano de expansão da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação, que engloba os institutos federais de todo o País, dentre outras instituições de ensino.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.