Hemodiálise

Imprensa nacional destaca sofrimento de maranhenses

Pacientes viajam até 10 horas para conseguir realizar o tratamento na capital; estado só tem 12 centros de referência de atendimento

OESTADOMA.COM

Atualizada em 11/10/2022 às 12h46
Paciente durante tratamento em centro de referência em São Luís
Paciente durante tratamento em centro de referência em São Luís (HEMODIALISE )

SÃO LUÍS – Matéria veiculada no jornal Nacional expôs o sofrimento de pessoas que precisam passar por procedimentos de hemodiálise no Maranhão. Segundo a reportagem, o estado tem apenas seis centros de referências para esse tipo de atendimento, seis na capital e mais seis no interior, o que não é suficiente para a demanda. Os outros 211 municípios não têm equipamentos para o tratamento.

A reportagem mostrou a história do aposentado Pedro Rodrigues que, há quatro anos, se descola de Chapadinha (que fica a 250 km de São Luís) para a capital, onde faz o tratamento três vezes por semana. “A gente levanta 4 horas, toma um banho e fica sentado aqui esperando", disse o aposentado.

De micro-ônibus, logo depois das 5h da manhã, ele segue uma viagem de cinco horas de viagem para São Luís, onde passa 4 horas durante o tratamento. “A gente só vem porque é a saúde da gente. Mas, muito cansado", disse a aposentada Maria Gomes, uma das pacientes.

Depois de todo esse sofrimento, os pacientes viajam por mais 5 horas para casa, uma rotina cansativa e que só piora o quadro clínico deles. Questionado pelo repórter Alex Barbosa sobre a necessidade de repouso para esse tipo de pessoa, o médico Alex do Vale explica: “Em torno de pelo menos de 12 a 18 horas. Porém, muitas das vezes o paciente não tem esse repouso adequado”.

A equipe de OEstadoMA.com entrou em contato com o Governo do Maranhão para saber mais detalhes sobre os centros de referência em hemodiálise no estado, mas, até o momento, não obteve resposta.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.