Festejo

Festejo de São José de Ribamar celebra o Ano Santo da Misericórdia

A Festa, que tem o tema “São José de Ribamar, Santuário da Divina Misericórdia", ocorre, de 9 a 18 de setembro, na cidade balneária

OESTADOMA.COM / com informaões da assessoria de comunicação

Atualizada em 11/10/2022 às 12h46
Programação será totalmente religiosa, com missas, procissões, novena e louvor
Programação será totalmente religiosa, com missas, procissões, novena e louvor (Católicos em frente a imagem de São José, na cidade de Ribamar)

SÃO LUÍS - Setembro é o mês da tradicional festa de São José de Ribamar e a cidade já se prepara para acolher os milhares de romeiros e romeiras que virão para louvar a Deus e celebrar o santo Padroeiro do Maranhão. Em 2016, a novena apresenta o tema “São José de Ribamar, Santuário da Divina Misericórdia” e o lema “Sede misericordiosos, como o vosso Pai”, em sintonia com o Ano Santo da Misericórdia, proclamado pelo papa Francisco. Segundo o reitor do Santuário, padre Cláudio Roberto, o festejo é a ocasião para que os romeiros usufruam da Misericórdia de Deus. “As romarias, missas, procissões, caminhadas e confissões são os momentos de evangelização de nosso festejo e eles irão se constituir em oportunidades para adquirir o perdão dos pecados. Além disso, é importante destacar a vivência e a prática das obras de misericórdia materiais e espirituais”, explica.

Na programação, que será totalmente religiosa: missas, procissões, novena e louvor, dentre outros eventos, movimentará a cidade santuário. No dia 10 de setembro, a grande romaria “Caminho de São José de Ribamar” terá início às 19h, na igreja de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, na Cohab, em direção ao Santuário São José de Ribamar, percorrendo toda a extensão da rodovia MA-201. Na chegada, uma grande celebração campal acolherá os romeiros.

Além disso, a paróquia receberá, no dia 11, duas ordenações diaconais. Werley Leite, do Santuário de Ribamar, e José Castro, da Paróquia Nossa Senhora da Glória (bairro Alemanha). “Os dois fizeram uma preparação teológica e pastoral e, agora, a Igreja os ordena. Ambos passarão a somar conosco, podendo abençoar matrimônios, presidir batizados, proclamar o Santo Evangelho na missa e fazer pregações”, como ressalta o reitor.

Até o dia do encerramento, ainda haverá as romarias das crianças (11), da juventude e marítima (17). No dia 18, a procissão de encerramento sairá do Santuário às 16h, percorrerá a avenida principal da cidade e será encerrada com a missa campal presidida na concha acústica, pelo arcebispo metropolitano dom José Belisário da Silva.

SERVIÇO:

O que: Festejo de São José de Ribamar

Quando: 9 a 18 de setembro

Onde: Santuário São José de Ribamar – MA

Tema: São José de Ribamar, Santuário da Divina Misericórdia

Lema: Sede misericordiosos, como o vosso Pai (Cf. Lc 6,36)

Estimativa de público do Festejo: aproximadamente 500 mil pessoas

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.