Buraqueira

“Estrada dos Buracos” causa prejuízo ao trânsito na Mata

Via, com sérios problemas de infraestrutura, é usada diariamente por centenas de condutores de veículos e faz ligação entre dois bairros de uma das áreas mais populosas da região metropolitana

Atualizada em 11/10/2022 às 12h46

[e-s001]Via que liga dois grandes bairros de uma das áreas mais populosas da Região Metropolitana de São Luís, a Estrada da Mata, que é usada diariamente por centenas de condutores, está com sua infraestrutura comprometida. Por causa disso, moradores e donos de estabelecimentos comerciais passaram a chamá-la, ironicamente, de “Estrada dos Buracos”. Além da buraqueira, falta asfalto em diversos pontos, porque há mais de um ano ela não recebe serviços de manutenção.

A última vez que a Estrada da Mata passou por obras foi em 2014, quando recebeu serviços para a instalação de meio-fio, drenagem e asfaltamento. As obras foram executadas pelo Governo do Estado, que investiu R$ 2,4 milhões na recuperação de toda a extensão da via. Desde então, ela não recebe manutenção. “Tem mais de um ano que essa avenida está abandonada. Só buraco e lama e ninguém faz nada”, reclama Aureliano Martins, morador do Geniparana, um dos bairros cortados pela Estrada da Mata.

A avenida liga bairros como Cidade Operária, em São Luís, e Jardim Tropical, em São José de Ribamar, passando também pelo Geniparana, Santa Efigênia e outros bairros da região. No entorno da estrada, estão localizadas três escolas e três unidades básicas de saúde. Por isso, o tráfego de veículos é intenso durante todo o dia. “Os ônibus aqui passam bem devagar para não quebrar, mas mesmo assim tem uns que quebram”, comenta Aureliano Martins.

E não são apenas os ônibus que trafegam pela via que apresentam problemas mecânicos. Segundo o mecânico Arnaldo Carvalho Lima, que trabalha em uma oficina na avenida, todos os dias veículos caem nos buracos e apresentam problemas na suspensão, no motor e na bateria. “O motorista, para passar aqui, tem que fazer muito esforço. A gente conserta muito carro e motocicleta que quebram por aqui. Mas quem mais fica no prejuízo é motorista de carro, porque carro é mais difícil de manobrar nessa buraqueira”, afirma.

Quem também reclama das condições da via é Francinaldo Costa, mototaxista que trabalha no início da avenida. “Eu acho que a situação da estrada é ruim. Quando passa a noite chovendo, piora. Fica tudo cheio de lama, uma nojeira. As paredes das casas são todas sujas de lama. É ruim para as pessoas passarem. Às vezes, suja o sapato e até o pé. E para os carros também. Já vi vários carros com o pneu furado e no prego aqui”, disse.

[e-s001]Ontem, quando esteve no local, O Estado flagrou o frentista de um posto de combustível localizado próximo ao Cemitério da Mata desobstruindo o esgoto do local para evitar que a água se acumule na avenida e cause ainda mais prejuízos. “Nessa área aqui, a buraqueira só não é maior porque recentemente os moradores colocaram entulho no cruzamento, mas a chuva já levou a maior parte, mas ainda assim está melhor do que antes”, informa a frentista Natália Freitas.

Sinalização
Os moradores da área afirmam que, além dos buracos, a sinalização na região é precária. Por causa da ausência de sinalização, como faixas e semáforos, principalmente nas imediações do encontro das estradas da Mata e de São José de Ribamar, a travessia é arriscada. “Seria muito bom se tivesse um semáforo aqui, na saída da avenida. Também seria muito bom se tivesse uma faixa aqui. Tem hora em que passamos entre os carros e é perigoso. A gente se sentiria mais seguro”, finalizou José Antônio Cândido, ciclista que passava pela avenida.

A Prefeitura de São José de Ribamar foi procurada para comentar o assunto, mas até o fechamento desta edição não enviou resposta.

SAIBA MAIS

Nome oficial
Avenida Mascarenhas de Morais é o nome oficial da Estrada da Mata, que é assim conhecida por dar acesso do bairro Mata.

Número
4.500 metros é a extensão da via

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.