Poluição

Mau cheiro da Lagoa da Jansen continua causando transtornos

O lançamento de esgoto in natura é a principal causa do mau cheiro proveniente do local e, frequentemente, também é responsável pela morte da flora e fauna da região; em nota, Caema diz já iniciou a segunda etapa das obras de despoluição da área

Atualizada em 11/10/2022 às 12h46

O problema é antigo, mas continua causando os mesmos transtornos: o mau cheiro que exala da Lagoa da Jansen, em São Luís, e que nos últimos dias se tornou mais forte, causando grande incômodo para moradores em áreas próximas e para pessoas que passam pelo local.

A lagoa já foi alvo de diversas ações de limpeza, tanto da iniciativa pública quanto privada ao longo dos últimos anos. No entanto, o mau cheiro é um problema recorrente e que carece de solução. " El alguns dias o odor é muito forte e causa grande incômodo", disse Flávia Teixeira Soares, comerciante, que diariamente caminha nas imediações da Lagoa.

O lançamento de esgoto in natura é a principal causa do mau cheiro proveniente da Lagoa da Jansen e, frequentemente, também é responsável pela morte da flora e fauna da região. É possível observar na água uma vasta mancha negra próxima à margem, proveniente da decomposição de materiais que são jogados no local. Outros objetos, como garrafas pets, restos de plástico e alumínio, também boiam sobre as águas.

As pessoas que transitam pela área, os moradores e comerciantes da região constantemente reclamam do odor proveniente da água contaminada. “As vendas caíram muito. As pessoas apenas param aqui, perguntam o preço e vão logo embora”, disse a comerciante Amanda Coutinho.

No fim da tarde é comum observar pessoas caminhando ao redor da lagoa. Mas a reclamação delas é a mesma no que diz respeito ao odor. “É terrível, mas o jeito é caminhar e conviver com essa situação”, afirmou a comerciante Marinês Pinheiro.

A mesma opinião foi compartilhada pela dona de casa Maria Isabel Araújo, que constantemente faz caminhada pelo local por morar nas proximidades. “Quando nós passamos, sentimos o cheiro desagradável. Os órgãos competentes já deveriam ter tomado providências para resolver esse problema”, desabafou.

Esgoto

Por meio de nota, a Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema) informou que já deu início à segunda etapa das obras de despoluição da Lagoa da Jansen. Na primeira fase da obra, já concluída, foram retirados 15 pontos de lançamento de esgoto. Nesta segunda etapa, serão retirados os pontos restantes.

A obra faz parte do Programa ‘Mais Saneamento’, lançado pelo Governo do Estado, e inclui também a construção de 45 poços de visita, 750 metros de rede coletora de 150 mm e 220 ligações de esgoto na área, além de melhorar também a drenagem de um canal nas proximidades do bairro Ilhinha.

Mais

O Parque Estadual da Lagoa da Jansen foi instituído pelo Decreto Estadual nº 4.878, de 23 de junho de 1988. A gestão da Área de Proteção Ambiental (APA) da Lagoa da Jansen está sob a responsabilidade da Sema desde o ano passado, conforme Decreto Estadual n° 28.690, de 14 de novembro de 2012. O decreto promoveu a reclassificação do Parque Ecológico da Lagoa para a categoria de Unidade de Conservação de Uso Sustentável do tipo Área de Proteção Ambiental.

Com isso, o órgão estadual passou a gerir o espaço, que tem área total de 196,9 hectares, ficando responsável pela gestão, administração e fiscalização e promovendo as articulações intersetoriais necessárias para a gestão integrada, observadas as vocações do local.

A APA da Lagoa da Jansen tem a finalidade de garantir a conservação de fragmento florestal em ambiente urbano e suas características ecológicas. Além disso, ela também tem o objetivo de promover a educação ambiental, visando difundir conceitos e estimular a adoção de práticas para a conservação do meio ambiente e utilização sustentável de recursos naturais.

Frase

" Em alguns dias o odor é muito forte e causa grande incômodo"

Flávia Teixeira Soares

Comerciante

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.