Confiança e experiência

Atualizada em 11/10/2022 às 12h46

Os numerosos levantamentos realizados sobre a corrida eleitoral em São Luís revelam muito mais do que números de intenção de votos dos candidatos. Essas pesquisas apontam também para aspectos bem mais profundos das características de candidatos e do eleitorado, o que forma o conjunto do que as coordenações costumam chamar de “pesquisas qualitativas”.
E dentro desse conjunto dois aspectos são mais marcantes como características esperadas pela população em relação ao perfil dos candidatos. O eleitor de São Luís quer, como prefeito ou prefeita, alguém com grau de confiabilidade satisfatório e experiência comprovada.
Para o eleitor, candidato confiável é aquele que cumpre rigorosamente as promessas de campanha, sabe bater na mesa e impor suas convicções quando necessário, não foge ao debate político e às suas responsabilidades e, principalmente, mostra com segurança as prioridades e dificuldades de uma gestão.
A experiência, na análise do eleitorado apresentada nas pesquisas qualitativas, não significa apenas idade avançada ou acúmulo de passagens por cargos de comando ou direção. A experiência política, na visão do eleitor de São Luís é ter sabido enfrentar as mais adversas situações e, ainda assim, manter-se íntegro, seguro e firme no projeto a que se propõe.
Além dos dois pontos, o eleitor ludovicense se identifica também com o carisma do candidato, sua personalidade, a empatia e a relação que ele tem com seus aliados, seus adversários e com o povo.
Cada um dos candidatos a prefeito de São Luís - ou pelo menos os principais - orienta sua campanha, a gravação dos programas, a priorização de debates e de propostas e a escolha das comunidades a serem visitadas com base nesses indicadores apresentados nas pesquisas quali. E é a partir delas que eles estabelecem suas estratégias.

Gravação
Candidatos a prefeito de São Luís devem dedicar a maior parte de suas agendas, nesta semana para a gravação de programas para o horário eleitoral gratuito.
A propaganda será iniciada na sexta-feira, com 10 minutos diários, e se estenderá até o início de outubro.
Edivaldo Júnior (PDT) é o que terá maior tempo na grade de programação. Zeluis Lago (PPL) e Cláudia Durans (PSTU) terão o menor tempo.

Mudando de lado
Três vereadores de São Luís, que integravam até o início do ano a base de Edivaldo Júnior (PDT), declararam apoio a Wellington do Curso (PP) no fim de semana.
Chaguinhas (PP), Estevão Aragão (PSB) e Manoel Rego (PP), além de declarar voto no pepista, criticaram a administração de Edivaldo.
Os atos políticos ocorreram nos bairros São Cristóvão e Coroadinho.

VLT
O vereador Fábio Câmara (PMDB) apresentou talvez a mais significativa proposta para uso do VLT em São Luís.
O parlamentar, que é candidato a prefeito de São Luís, quer utilizar o veículo em uma estrada de ferro já existente na Zona Rural, em trecho de 17 quilômetros.
Para se ter ideia do alcance, segundo Câmara, até as estações de passageiros já existem na Zona Rural, bastando apenas a reforma dos postos.

Data M
A ação do deputado Wellington do Curso contra o Instituto Data M pode impedir a empresa de continuar a realizar pesquisas em São Luís.
Em 2014, o Data M já havia sido proibido pela Justiça a realizar novos levantamentos por causa de irregularidades em seus questionários.
Só nestas eleições já foram duas as pesquisas com problemas.

Mudou
A coordenação de campanha do prefeito de São Luís, Edivaldo Holanda Júnior (PDT), começou a usar no fim de semana um novo jingle de campanha.
Em ritmo de forró, a nova música substitui a primeira apresentada pela equipe de mídia da campanha pedetista, supostamente um plágio do sucesso de desenho animado Frozen.
Ainda não é o jingle dos sonhos dos principais aliados do prefeito, mas foi consenso a melhora em relação ao primeiro.

De volta
O suplente de deputado Marcos Caldas (PSDB) voltará hoje a assumir uma cadeira na Assembleia Legislativa.
O tucano foi beneficiado por uma licença do deputado Alexandre Almeida (PSD), que sairá para se dedicar exclusivamente à campanha de prefeito em Timon.
A posse de Caldas está marcada para as 9h30 desta terça-feira.

Com abacaxi
Os fiscais agropecuários fazem hoje um protesto diferente, às 8h30, em frente à Superintendência Regional da Agricultura, no bairro Diamante.
Distribuirão 1,5 tonelada de abacaxi enquanto se manifestam contra matérias em tramitação no Congresso Nacional desfavoráveis aos servidores públicos: PL 257/2016, PEC 241/2016 e a que prega a terceirização no serviço público.
Lideranças sindicais deverão pronunciar-se durante o protesto. Entre as entidades à frente do protesto, estão o Sinfa e o Sintag, como porta-vozes dos servidores dos órgãos agropecuários estaduais.

E MAIS

• Sem assessoria e sem qualquer canal de acesso, o candidato Zeluis Lago, do PPL, fica praticamente sem informações de campanha divulgadas na mídia.

• Sem ter como conciliar as atividades parlamentares com a campanha, a deputada Eliziane Gama já pensa em uma licença da Câmara Federal.

• O deputado Eduardo Braide (PMN) tem sido o único candidato a fazer, literalmente, o corpo a corpo no contato com o eleitor.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.