Precariedade

Buracos, mato e lixões tomam conta das ruas do Eldorado

Moradores estão revoltados, pois apesar de pagarem valores altos de IPTU para a Prefeitura de São Luís, não têm o tributo revertido em benefícios; calçadas com mato alta e falta de saneamento são outras deficiências no bairro

Atualizada em 11/10/2022 às 12h46
Buracos e falta de asfalto dificultam tráfego na Rua Antônio Sousa
Buracos e falta de asfalto dificultam tráfego na Rua Antônio Sousa (Jardim Eldorado)

Nem mesmo os R$ 6 mil pagos anualmente de Imposto Sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU) garantem à empresária Eveline Gomes, moradora da Rua Santa Quitéria, no bairro Jardim Eldorado, uma das áreas mais nobres de São Luís, infraestrutura mínima no bairro para ela as demais pessoas que moram no local. Além de buracos nas vias, lixões se formam em alguns pontos, levando sujeira e mau cheiro para dentro das casas.

O local do lixão é um terreno baldio, que já foi murado. Segundo Eveline Gomes, as pessoas vêm de vários lugares e depositam qualquer coisa ali. Tem sofás, mesas, cadeiras, animais mortos, retos de comidas, restos de plantas, brinquedos, eletroeletrônicos e por aí vai. A Prefeitura até que comparece ao local para fazer a limpeza regularmente, mas a rapidez com que os sujões voltam a sujar o local é maior e mais eficiente.

O terreno já foi até murado, mas as pessoas sempre enchiam a calçada de lixo, à beira do muro. Os agentes de limpeza da Prefeitura faziam a coleta, às vezes com tratores e numa dessas ocasiões a pá de um veículo derrubou o muro e ficou por isso mesmo. Com o tempo, mais e mais a construção foi sendo derrubada e hoje não resta nada. Ninguém conhece o dono do terreno e nem sabe porque ele não reconstrói o muro ou procura seus direitos, já que teria a Prefeitura a responsável pelo dano da estrutura.

Mato

Além do lixo, que está espalhado em vários outros cantos e ruas do Jardim Eldorado, os moradores do bairro ainda têm que conviver com o mato alto que toma conta de várias calçadas. Sim, calçadas que deveriam servir de tráfego para pedestres estão sem condições de serem utilizadas.

No muro do Condomínio Mediterrâneo, a vegetação chega à altura de 1,5 metro, e ainda toma um parte da Rua Timon. Nesse mesmo muro, o mato ainda esconde uma tubulação de esgoto, que sai de dentro do conjunto de casas de luxo e desagua do lado de fora. O resultado são as pequenas correntes de água que se formam nas sarjetas e onde proliferam mosquitos.

E água na sarjeta chamando mosquitos não é “privilégio” da Rua Timon. Quase todas as vias tem água escorrendo. Elas saem de dentro das casas e dos condomínios e desembocam na via pública.

Fora isso, as ruas do bairro ainda têm buracos. Não são em todas, mas os que existem causam incômodos a quem trafega na região.“Precisa melhorar muito isso aqui. A gente anda devagar para não ter que danificar o carro”, afirma Walace Nascimento.

Benefícios

A Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp) informou, através de nota, que já realizou benefícios na infraestrutura de ruas em comunidades vizinhas ao Jardim Eldorado, como a Vila Vicente Fialho e Cohama. A Semosp ressaltou que o Jardim Eldorado já consta em sua programação para receber serviços de melhorias na camada asfáltica. Sobre o lixo acumulado, o Comitê Gestor da Limpeza Urbana da Prefeitura de São Luís informou que a coleta de resíduos domiciliares acontece normalmente, às terças e quintas-feiras e aos sábados e que o acúmulo de resíduos em alguns pontos do bairro se dá pelo descarte irregular. O Comitê adiantou que vai colocar o ponto citado na reportagem em sua programação para a remoção dos resíduos descartados irregularmente.

“Precisa melhorar muito isso aqui. A gente anda devagar para não ter que danificar o carro” , Walace Nascimento Ferro, morador do Jardim Eldorado

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.