NA CÂMARA FEDERAL

Audiência debate obras custeadas pela União e BR-135 deve entrar na pauta de discussão

Comissão de deputados debaterá situação das obras e duplicação no Maranhão deve ser um dos temas do DNIT

OESTADOMA.COM / com informações da Agência Câmara

Atualizada em 11/10/2022 às 12h46
A mudança dos trilhos da Transnordestina é a próxima etapa da duplicação da BR-135
A mudança dos trilhos da Transnordestina é a próxima etapa da duplicação da BR-135 (BR-135 tem sido motivo de críticas)

São Luís – A comissão externa da Câmara dos Deputados que acompanha as obras do governo federal realiza uma audiência pública nesta quarta-feira (24) para identificar os principais empreendimentos custeados pela União que estão paralisados atualmente. Mesmo em andamento, a duplicação da BR-135, no Maranhão, deve ser um dos temas do debate, já que a obra se arrasta há muito tempo e já causou bastante discussão, principalmente após trágicos acidente.

Foram convidados para discutir o assunto com os deputados o diretor-geral do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), Valter Casimiro Silveira; o secretário de Infraestrutura Portuária do Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil, Daniel Maciel de Menezes Silva; o secretário-executivo do Ministério da Saúde, Antonio Carlos Figueiredo Nardi; e o vice-presidente de Habitação da Caixa Econômica Federal (CEF), Nelson Antonio de Souza.

O debate foi solicitado pelo coordenador da comissão, deputado Zé Silva (SD-MG). Na ocasião, o deputado também pretende obter sugestões de medidas para retomar essas obras e minimizar o risco de novas paralisações.

Burocracia

Zé Silva critica a demora na entrega de obras consideradas essenciais para melhorar a infraestrutura brasileira e, consequentemente, ampliar a competividade do País.

“Estamos reféns de uma burocracia, por vezes, mais voltada para criar dificuldades do que para servir o bem comum. Precisamos investigar o porquê dos frequentes atrasos nos empreendimentos”, disse o parlamentar. A audiência está marcada para as 14h30, no plenário 8.

Obra da BR-135

A mudança dos trilhos da Transnordestina (antiga Companhia Ferroviária do Nordeste) é a próxima etapa dos serviços da primeira fase de duplicação da BR-135 (entre Estiva e Bacabeira).

O DNIT informou que o procedimento licitatório para a escolha das empresas que executarão a segunda fase de ampliação da BR-135 – entre Bacabeira e Miranda do Norte – deverá ser finalizado ainda este ano. A primeira fase das obras de extensão da BR-135 deveria ter sido concluída em 2014, no entanto, segundo o DNIT, devido à retração financeira do país, os serviços foram interrompidos.

A retomada das obras de ampliação da rodovia ocorreu após o grave acidente registrado no dia 3 de, em que oito pessoas morreram após colisão entre um automóvel e um caminhão. O acidente ocorreu no Km 36 da BR-135.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.