Banda larga

São Luís é a capital com mais condições para ampliar a cobertura de banda larga

No país, a cidade ocupa o 5º lugar geral entre os 100 municípios avaliados pelo ranking Cidades Amigas da Banda Larga, da Teleco

Atualizada em 11/10/2022 às 12h46
Ranking permite que os municípios identifiquem os pontos que requerem aprimoramentos
Ranking permite que os municípios identifiquem os pontos que requerem aprimoramentos (internet banda larga)

SÃO LUÍS - De acordo com o ranking Cidades Amigas da Banda Larga, estudo feito pela consultoria Teleco, São Luís é a capital com mais de 1 milhão de habitantes que tem mais condições para ampliar ou melhorar a cobertura de banda larga. No país, a cidade ocupa o 5º lugar geral entre os 100 municípios avaliados.

Este trabalho permite que os municípios verifiquem o seu status e identifiquem os pontos que requerem aprimoramentos. Para a composição do ranking são avaliadas as restrições, burocracia, prazo e onerosidade para a implantação de Estações de Rádio Base (ERBs) e Redes (Subterrâneas ou aéreas).

Segundo o estudo, São Luís ganhou nota 3,18, com 3,25 para as (ERBs) e 2,99 para as Redes. Entre as capitais com mais de 1 milhão de habitantes, depois de São Luís, seguem: Curitiba (PR), Recife (PE), Belém (PA) e Salvador (BA). No ranking geral, São Luís ficou atrás de Uberlândia (MG), Cascavel (PR), São José dos Pinhais (PR) e Várzea Grande (MT).

As últimas colocadas na lista das 100 cidades foram: São Paulo (SP), Porto Alegre (RS), Ribeirão Preto (SP), Fortaleza (CE), Contagem (MG), Goiânia (GO), Niterói (RJ), Belo Horizonte (MG), São José do Rio Preto (SP) e Petrópolis (RJ).

O levantamento tem como objetivo identificar as cidades que mais estimulam a oferta de serviços de telecomunicações no Brasil, por meio da elaboração de políticas e ações públicas que incentivem e facilitem a instalação de infraestrutura necessária à expansão de serviços de telecom, bem como os municípios que ainda não adotaram as políticas necessárias.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.