Apreensão

PRF apreende madeira ilegal em Santa Inês

Apreensão aconteceu no sábado. Responsáveis pelo transporte foram detidos e apresentado à polícia

Leandro Santos

Atualizada em 11/10/2022 às 12h46

Durante operação realizada no último sábado, a Superintendência Regional da Polícia Rodoviária Federal no Maranhão (PRF) apreendeu quase 55 metros cúbicos de madeiras que estavam sendo transportados ilegalmente no município de Santa Inês.

A apreensão aconteceu por volta de 14h30 durante uma fiscalização de rotina no km 264 da BR-316 em Santa Inês. Durante a atividade, os policiais avistaram dois caminhões e deram a ordem para que os condutores parassem os veículos.

Irregularidade – Em um dos veículos, os policiais encontraram 21,39 metros cúbicos de madeira, enquanto que no outro estavam 33,53 metros cúbicos, totalizando 54,92 metros cúbicos de madeira.

Constatada as irregularidades na documentação apresentada, visto que a quantidade de madeira transportada era bem superior à indicada no Documento de Origem Florestal (DOF), bem como na nota fiscal apresentada, os condutores dos veículos foram conduzidos para a delegacia de polícia da área.

Os infratores irão responder por crime ambiental, conforme determinado pela Lei nº 9.605, de 12 de fevereiro de 1998. Já e os veículos, juntamente com as cargas, foram encaminhados para o órgão ambiental competente.

Peça

Mais

A extração ilegal de madeira movimenta cerca de US$ 100 bilhões ao ano. Além disso, de acordo com estimativas do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma), 30% de toda madeira comercializada no planeta tem origem suspeita. Em alguns países, calcula o órgão da ONU, a proporção de madeira ilegal no comércio chega a 90% do total.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.