Ariano

São Luís sedia encontro com secretários do Nordeste

Proposta do encontro foi debater investimentos realizados por governos estaduais e incentivos destinados pelo Governo Federal

Atualizada em 11/10/2022 às 12h46

Com o tema “Construindo agenda comum para a ciência, tecnologia e inovação do Nordeste: Experiências de infraestrutura da rede e internet”, uma mesa de diálogo reuniu secretários de Estado do Nordeste na sede da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), em São Luís.

A proposta do encontro foi debater investimentos realizados por governos estaduais e incentivos destinados pelo Governo Federal, além de parcerias com órgãos privados e estatais, fazendo com que todos se unam em uma articulação que possibilite integrar a rede de fibra óptica da região e as diversas instituições de ciência tecnologia, educação e órgãos públicos que têm relação com o conhecimento.

Participaram da reunião os secretários de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação do Ceará, Inácio Arruda; de Pernambuco, Leonildo Sales, e o superintendente de Inovação da Secretaria de Estado da Ciência e Tecnologia da Bahia, Thomas Bruck. Além do secretário adjunto de Inovação e Cidadania Digital do Maranhão, Nivaldo Muniz, e do superintendente de Políticas para Inovação e Cidadania Digital, Gustavo Pilotto, o Maranhão contou com a participação do secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação, Jhonatan Almada, que presidiu a roda de debates.

“O objetivo desse encontro é unir forças, investimentos e diretrizes técnicas para que possamos consolidar áreas ou núcleos de excelência aqui no Nordeste e projetos estratégicos para a região, contribuindo, assim, para o fortalecimento da ciência, tecnologia e inovação”, disse o secretário Jhonatan Almada.

Para o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação do Ceará, Inácio Arruda, é fundamental elaborar essas tratativas. “Estamos desenvolvendo essa iniciativa com base em casos de sucesso, um deles na Rede de Pesquisas do Nordeste, que tem formado dezenas de mestre e doutores. Essa unidade nos mostrou que, agindo por esta vertente, podemos propor que seja criada esta nova rede”, afirmou o secretário.

Segundo o superintendente de Inovação da Secretaria de Estado da Ciência e Tecnologia da Bahia, Thomas Bruck, o encontro serviu para analisar as problemáticas e deliberar encaminhamentos para superá-las. “Estamos detectando esses problemas e propondo soluções em conjunto. A ideia, inicialmente, é chamar todos os representantes de empresas de telecomunicações, empresas de energia e provedores locais para que possamos fazer um arranjo que beneficie o interior do Nordeste”, ressaltou.

“É de grande importância que os secretários da região Nordeste definam estratégias comuns para a ampliação e desenvolvimento das redes de alta velocidade. Nossa região é muito carente de banda larga. Com isso, estimulamos a economia e o próprio desenvolvimento de mercado”, afirmou o secretário de Pernambuco, Leonildo Sales.

Jhonatan Almada adiantou que, após esse encontro, foram deliberados diversos encaminhamentos. “Um dos pontos principais firmados foi o trabalho em consenso para criar uma nova Rede Nordeste de Biotecnologia (Renorbio) na área de energia renovável”. A ideia, segundo ele, é reunir todos os programas de pós-graduação e núcleos de pesquisa do Nordeste que trabalhem com a temática formando uma rede regional.

Ao fim da reunião foi firmado um protocolo de intenções para a criação da Articulação Regional de Integração da Estrutura de Rede da Internet do Nordeste (Ariano).

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.