Ingrediente especial

Sabores internacionais compõem pratos da cozinha contemporânea

Ingredientes importados se tornam diferenciais nas preparações dos bistrôs gastronômicos mais modernos

Atualizada em 11/10/2022 às 12h46
Pasta de curry vermelho é uma especiaria importada para uso em restaurante em São Luís
Pasta de curry vermelho é uma especiaria importada para uso em restaurante em São Luís (pasta de curry vermelho h)

A experiência transcultural é a marca dos restaurantes modernos, que exploram as nuances das cozinhas regional, nacional e internacional. Para isso, é necessário um processo rigoroso de seleção de ingredientes e elaboração dos pratos.

Chef do restaurante Thai Cozinha Contemporânea e Japonesa, Allan Patrício foi um dos profissionais da culinária em São Luís pioneiros em apostar na concepção de reunir elementos de várias tradições culinárias em seus pratos, a chamada cozinha contemporânea. A maioria dos produtos usados é trazida de outros países e estados.

Segundo o chef, este se tornou o diferencial do bistrô gastronômico há pouco mais de seis anos, com a proposta voltada, principalmente, aos ingredientes asiáticos. "A maioria dos nossos produtos é importada da Ásia, então, preciso de um planejamento muito criterioso para que esses produtos não faltem", conta.

Ingredientes

A pasta de curry vermelho, por exemplo, é um condimento adotado da culinária do sudeste da Ásia. De sabor exótico, contém alguns temperos tradicionais como alho, pimenta, capim-limão e pasta de camarão, além de outros menos conhecidos pelos brasileiros, como chalota (espécie de cebola vermelha), galangal (gengibre tailandês), limão kaffir (pequeno limão típico do sudeste asiático).

Levando em conta também um público diferenciado, com paladar mais sofisticado, Allan Patrício também optou por receitas com molho de ostra e molho de peixe, ambos de origem coreana. O primeiro preparado à base de extrato de ostra, com sabor levemente adocicado, realça o sabor da carne, dos frutos do mar e mesmo dos legumes. Já o molho de peixe é normalmente usado em preparos como sopas ou ensopados.

O arroz, amplamente consumido em terras asiáticas, como no Brasil, também não ficou de fora do cardápio. Destaque para o arroz japonês, diferente do "agulhinha" tupiniquim por sua textura mais úmida, e o tailandês arroz jasmin — famoso por seu aroma agradável. O macarrão de arroz, de mesma origem, também virou opção no menu.

Da cozinha nipônica, vale destacar também a nori (folha fina e seca, feitas a partir de algas desidratadas), já bastante conhecida pelos amantes de sushi. Da culinária chinesa, a lichia, fruta doce e de casca grossa e avermelhada passou a compor também o cardápio. Assim como o panko, farinha chinesa para empanados feita de pão, semelhante à farinha de rosca caseira, porém, com textura mais flocada e crocante.

"Vale a pena apresentar à clientela pratos com influências gastronômicas de diversas culturas e países, levando, nas preparações, toda a liberdade de criações e possibilidades de sabores, aromas e sensações", ressalta.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.