Colisão

Motorista alcoolizado colide com viatura da Polícia Militar

O caso aconteceu na noite de quinta-feira, 18, na Avenida Litorânea, em São Luís; condutor foi levado para a delegacia e autuado em flagrante

Atualizada em 11/10/2022 às 12h46
(Foram encontradas por policiais garrafas de cerveja no veículo BMW)

Um motorista alcoolizado bateu em uma viatura da Polícia Militar que estava em barreira de fiscalização para o cumprimento da Lei Seca. O caso aconteceu na noite de quinta-feira, 18, na Avenida Litorânea, em São Luís.

Os policiais estavam atuando nas proximidades do monumento Três Pescadores quando um motorista que estava dirigido um BMW de cor branca e placas OXT-0705 perdeu controle do seu veículo e colidiu violentamente com uma das viaturas da PM que estava no local.

A BMW ficou com a frente amassada enquanto que a viatura da polícia teve a lateral completamente avariada. “A equipe estava fazendo a barreira e posicionou a viatura da forma como é determinada. O motorista se recusou a fazer o teste do bafômetro. Ele foi encaminhado para o Plantão do Bom Menino onde foi autuado”, disse o major Augusto Magalhães, comandante da Companhia de Polícia Militar Rodoviária Independente (CPRV Ind).

Dentro da BMW, os policiais encontram algumas garrafas de cerveja do tipo long neck. Além disso, o motorista, mesmo se recusando a fazer o teste do bafômetro, apresentava visíveis sinais de embriaguez, o que colocava não apenas a sua vida em risco, mas também de outras pessoas.

Lei Seca

Conforme o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), o motorista que for flagrado conduzindo veículo sob efeito de álcool estará sujeito ao pagamento de multa, no valor de R$ 1.915,40, além da perda de sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e suspensão do documento por 12 meses.

Ainda de acordo com o CTB, o limite máximo de concentração de álcool no sangue é de 0,30 mg por litro. O condutor flagrado também poderá receber punição relativa a prazo de detenção, que variaria – dependendo da gravidade da ocorrência – entre seis meses e três anos. As blitz para o cumprimento da Lei Seca serão intensificadas neste fim de semana em pontos estratégicos já mapeados na Região Metropolitana de São Luís.

Mais

O endurecimento da Lei Seca, no ano de 2012, está surtindo efeito entre os motoristas da capital do Maranhão. Segundo a mais recente pesquisa do Ministério da Saúde, o percentual de adultos que admitem beber e dirigir em São Luís teve queda de 30,1%.

No ano passado, 5,8% da população da cidade declararam que dirigiam após o consumo de qualquer quantidade de álcool, contra 8,3% no ano de 2012. Os homens da capital do Maranhão (10,7%) continuam assumindo mais a infração do que as mulheres (1,7%).

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.