Economia doméstica

Aprendendo com a mesada

Ganho financeiro dado pelos pais pode ajudar crianças e adolescentes a dar maior valor ao dinheiro

Atualizada em 11/10/2022 às 12h46
Economizar a mesada é forma de garantir uma renda extra para gastos imprevistos e para o futuro
Economizar a mesada é forma de garantir uma renda extra para gastos imprevistos e para o futuro (Mesada)

No mês de maio deste ano, quase 60 milhões de brasileiros não conseguiram pagar as contas e entraram no registro de inadimplentes do Serasa. Não saber administrar os gastos é um problema que pode ser minimizado quando se é educado financeiramente desde cedo. De acordo com especialistas, dar mesada para crianças e adolescentes pode ser um método eficaz para fazê-los aprender a lidar com dinheiro.

Segundo João Bosco Mousinho Reis, economista da Estácio São Luís, um dos benefícios da mesada é o de ensinar a criança que dinheiro é difícil de ser adquirido e que o valor dele está no poder de compra de um produto ou serviço, mas que também é importante ter uma reserva financeira para o futuro.

“Quando a criança desenvolve a ideia de valor das coisas que deseja, como um brinquedo, por exemplo, isso abre uma janela de oportunidade para ela aprender a lidar com dinheiro. Claro que o entendimento de matemática também deve ser considerado para que o aprendizado seja adequado”, explica o professor.

Para a psicóloga do Hapvida Saúde, Lívia Vieira, os pais têm papel primordial como exemplo para os filhos. Cabe a eles conversar e ensinar o valor do dinheiro e como administrá-lo de maneira responsável. É importante, também, mostrar confiança, para que o filho tenha segurança para usar a mesada.

“Os adultos precisam se conscientizar que são o maior exemplo das crianças. Os pais precisam sempre estabelecer elos de confiança e parceria com seus filhos. Não seria diferente no quesito financeiro”, considera a psicóloga.

Amadurecimento

Na família Santos, as filhas Lara, 8 anos, e Luana, 12, recebem mesada de acordo com a idade. A mãe, Liviane, dá para a mais nova R$ 20,00 a cada 15 dias e R$ 60,00 mensalmente para a primogênita. Depois que as meninas começaram a ganhar mesada, ela conta que percebeu que ficaram mais maduras.

“Sempre fui extremamente responsável com dinheiro e isso é algo que eu quero passar para as minhas filhas. No início, pensei que não dar dinheiro seria a melhor saída, para não haver descontrole, mas li sobre o assunto e resolvi testar com elas e não me arrependo. Segui algumas orientações e estabeleci quanto e quando cada uma deve ganhar”, relata.

O economista explica, porém, que a mesada não serve para atender às necessidades básicas de uma criança, como alimentação e educação. Ela serve mais como uma forma de dar à criança ou adolescente alguma autonomia sobre o que ela deseja e pode ter. Bosco Reis afirma que o ideal é que a criança faça algo em troca da mesada, como algumas tarefas domésticas simples, para que ela entenda que para ganhar dinheiro é preciso trabalhar.

“ O ideal é que a criança faça algo em troca da mesada, como algumas tarefas domésticas simples, para que ela entenda que para ganhar dinheiro é preciso trabalhar”

João Bosco Reis, economista

DICAS

PERIODICIDADE

É melhor que haja periodicidade. Deve-se estabelecer um dia para a mesada.

- Até 6 anos de idade, pode-se dar eventualmente uma quantia para que a criança possa se familiarizar com o uso do dinheiro.Dar um valor para que ela possa pagar o sorvete, para que possa guardar na carteirinha dela... Para que ela perceba a relação de troca que existe entre o dinheiro e aquilo que ela deseja.

- A partir dos 7 anos pode-se introduzir a mesada com periodicidade semanal – a chamada semanada.Nessa idade, as crianças ainda têm dificuldade de lidar com um horizonte maior de tempo. Elas percebem o ciclo semanal que é quando a rotina da casa se altera: elas ficam sem ir à escola, os pais ficam em casa.

- Dos 8 aos 11 anos, se os pais quiserem, podem fazer uma transição da semanada para a quinzenada. Dar dinheiro de 15 em 15 dias.

- A partir dos 12 anos, a criança já tem condições de lidar com um ciclo mensal. O dia do recebimento pode ser o mesmo dia em que os pais recebem o salário.

QUANTIA

O importante é os pais passarem a noção muito clara do nível econômico deles. O filho não tem que receber o mesmo valor de mesada que o colega da classe recebe.Se a sua condição financeira é um pouco melhor que de alguns, pode receber um pouco mais. Mas o ideal é que o filho não receba a mesada mais alta nem a mais baixa da turma. A média é sempre o ideal.

REMUNERAÇÃO

Se quiser estimular o empreendedorismo na criança, é possível pagar para ela fazer alguma atividade fora dos seus deveres. Por exemplo: lavar o carro do pai, arrumar o quarto do irmão pequeno. Mas tem que ser algo que esteja fora da sua esfera de deveres. Jamais pagar para tirar boas notas na escola.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.