Doação de órgãos

Faculdade de São Luís inaugura termômetro de transplante

Instalação do equipamento na instituição tem como objetivo conscientizar a população da capital sobre a importância da doação de órgãos

O Estadoma.com, com informações de assessoria

Atualizada em 11/10/2022 às 12h46
Termômetro marca quantidade de doações e fila de espera por transplantes
Termômetro marca quantidade de doações e fila de espera por transplantes (termômetro)

Um termômetro, instalado no Hospital Universitário da Universidade Federal do Maranhão (HUUFMA), mostrará a necessidade de aumentar o número de doação de órgãos, no Maranhão. A iniciativa faz parte de uma campanha da Faculdade Mauricio de Nassau, unidade São Luís, em parceria com o Hospital Universitário da Universidade Federal do Maranhão (HUUFMA). Segundo a Central Estadual de Transplante do Maranhão, 72% das famílias não autorizam a doação de órgãos dos seus parentes.

Ao apertar o coração que fica no centro do totem serão exibidos vídeos narrando histórias de atletas transplantados, com objetivo de estimular a doação de órgãos. Ao longo da campanha, as pessoas receberão material informativo com orientações para conscientizar jovens e adultos a serem futuros doadores de órgãos.

O termômetro ficará instalado por um período aproximado de um mês no Hospital Universitário, e pode ser visto pelos pacientes e visitantes da instituição. Para a coordenadora Estadual da Central de Transplante do Maranhão, Maria Inês Oliveira, o painel eletrônico estimula a população a se tornar um doador. “O aparelho, além de chamar atenção das pessoas para a importância da doação, também possibilita visualizarmos o controle de quantas pessoas interagiram com o termômetro”, explica.

Desmistificar crenças e levar informações ao público sobre a importância de ser um doador são alguns dos objetivos da campanha “O totem é um aparelho dinâmico e serve para combater o preconceito e elevar o nível de entendimento da população sobre a importância de doar órgãos. Na verdade é uma prestação de serviço importantíssima para todos nós”, enfatiza Luzia Aquime, diretora da faculdade.

De acordo com a Central de Transplantes para o mês de agosto estão na fila de espera para doação de córnea 762 pessoas, para doação de rim 131, sendo que apenas duas pessoas receberam doação de rim este mês.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.