Insegurança

Viaturas da Polícia Militar não patrulham campus da UFMA

Apesar do convênio firmado pela SSP com a universidade, estudantes afirmam que quase não veem a presença de policiais nas dependências do campus

Atualizada em 11/10/2022 às 12h46
Ausência de viaturas da PM fazendo o patrulhamento no campus foi notada por estudantes
Ausência de viaturas da PM fazendo o patrulhamento no campus foi notada por estudantes (sem viaturas)

Após a morte de um estudante da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) ocorrida dentro da Cidade Universitária Dom Delgado, na área Itaqui-Bacanga, a UFMA e a Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP) assinaram um convênio para garantir patrulhamento ostensivo, com viaturas, no campus. Entretanto, ontem, no período da manhã, não havia viaturas fazendo a segurança da comunidade acadêmica, que continua reclamando da insegurança na universidade.

A insegurança na UFMA é uma reclamação antiga dos estudantes da instituição. No dia 5 deste mês, uma sexta-feira, o estudante do curso de Bacharelado em Ciência e Tecnologia (BCT), Kelvin Rodrigues, 22 anos, foi morto dentro de um banheiro do Centro de Ciências Humanas (CCH). Na segunda-feira seguinte, dia 8, a direção da instituição de ensino reagiu com algumas medidas para tentar garantir a segurança dentro dos muros da universidade.

A medida encontrada para conter a violência foi a assinatura de um convênio com a SSP para que a Polícia Militar (PM) passasse a fazer patrulhas dentro da área da universidade. O convênio foi assinado na tarde da segunda-feira, e no mesmo dia a PM começou a fazer o patrulhamento ostensivo na área, com a presença de viaturas. Neste mesmo dia, o Conselho Universitário resolveu suspender todo e qualquer evento dentro do campus, bem como fechar o cerco ao consumo de bebida alcoólica dentro dos prédios e em qualquer outra área pertencente à UFMA.

A presença da PM dentro do campus tem gerado polêmica entre a comunidade acadêmica e dividido opiniões quanto à eficácia da presença dos militares no combate à criminalidade na universidade. “Eu ainda não tive notícias de novos assaltos ou outro crime lá dentro”, afirma o estudante do curso de Farmácia Romulo Medeiros.

Assaltos
Já a estudante de Filosofia Mirella Nascimento informou que já houve assaltos no Centro de Ciências Sociais (CCSo) após a assinatura do convênio. “Vários estudantes já afirmaram que foram vítimas de assaltos nesse período, inclusive dentro dos coletivos que fazem linha para o campus”, disse.

Ontem, O Estado esteve na Cidade Universitária Dom Delgado e passou por diversos pontos do campus. Nenhuma viatura foi vista patrulhando a área. “Quanto à presença da Polícia Militar, eu vi uma viatura na segunda-feira, dia 15, em frente ao CCET [Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas], mas foi só. Nos locais que eu frequento, CCBS [Centro de Ciências Biológicas e da Saúde] e prédios da saúde, biblioteca e RU [Restaurante Universitário], não vi nada”, afirma o estudante Romulo Medeiros.

Policiamento
Quando da assinatura do convênio entre a UFMA e a SSP, a PM informou que o policiamento será, a princípio, apenas motorizado, com o apoio do sistema de videomonitoramento já existente dentro da universidade. Esse sistema receberá apoio do serviço de radiocomunicação da PM, que, em caso de qualquer ato suspeito, será imediatamente acionado.

As atividades serão realizadas pelo 1º Batalhão de Polícia Militar (1º BPM). Posteriormente, a sede do 1º BPM, que hoje está situada no bairro Outeiro da Cruz, será transferida para a região e passará a funcionar onde hoje está instalada a Delegacia Seccional Sul, localizada no bairro Vila Bacanga.

Mas nem todos os estudantes concordam com a presença da PM no campus. “O que estamos vivendo hoje no campus não passa de uma medida paliativa da reitoria. O problema da falta de segurança já se arrasta por anos aqui. Há tempos vivemos sob uma tragédia anunciada que, infelizmente, se concretizou.

O que precisamos é adotar a política da prevenção. Há lugares no campus que ficam imersos na escuridão durante a noite. Prédios que tem aula à noite ficam desertos. A biblioteca parece um lugar fantasma. A presença de polícia não inibirá a ação dos criminosos”, afirma Jhonny Amorim, estudante do curso de Design.

Reforçado
A SSP informou, por meio da PM, que, conforme prevê o convênio firmado no dia 8 com a UFMA, está adotando as medidas necessárias para garantir a segurança no campus. Ainda segundo a PM, o patrulhamento está sendo reforçado dentro das dependências da universidade, bem como nas localidades próximas. A PM informou também que os procedimentos para instalação do aparato de segurança no local já estão em andamento e reforçou que as rondas vêm sendo realizadas de forma ostensiva, em todas as áreas de livre acesso do campus.

A UFMA informou, por meio de sua assessoria, que a PM já está fazendo ronda, tanto no campus quanto no seu entorno, em horários alternados, além de mapear as áreas mais vulneráveis. Junto com a prefeita da Cidade Universitária Dom Delgado, também está monitorando os espaços pelo sistema de videomonitoramento da UFMA. A partir do dia 1º de setembro, a PM já estará atuando em caráter permanente. Enquanto isso, estão sendo elaboradas estratégias para garantir a segurança da comunidade acadêmica.

SAIBA MAIS

Pelo convênio, a contrapartida da UFMA será contribuir com apoio técnico e logístico, fornecimento de informações necessárias, capacitação para os policiais, estrutura e aparatos específicos para o desempenho das atividades policiais.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.