Desabastecimento

Falta água em bairros da área Itaqui-Bacanga

Em localidades, apenas cisternas e bombas d’água ajudam a diminuir a dificuldade de abastecimento

Atualizada em 11/10/2022 às 12h46

Moradores de bairros da área Itaqui-Bacanga reclamam da falta d’água. O problema é antigo e, segundo as comunidades, nem mesmo a instalação de poços pela Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema) resolveu o problema. Em algumas localidades, apenas cisternas e bombas d’água ajudam a diminuir a dificuldade de abastecimento. Em outras, a opção é contar com a solidariedade dos vizinhos ou pagar a carros-pipa ou donos de poços para ter água em casa.

Cleonildes Coelho é moradora do Piancó, e água na casa dela só durante as madrugadas, e nem em todos os dias da semana. É que na casa não tem sequer ligação da Caema. “Aqui, todos os vizinhos usam bomba para conseguir água, mas mesmo com ela é difícil. Tem semana que só temos água uma vez”, conta a moradora da Avenida Piancó.

Ainda de acordo com ela, para garantir que não falte o produto em casa, é preciso pagar ao dono de um poço. “Cada morador paga R$ 50,00 por mês para ele trazer água para a gente. Se não for assim, ficamos sem água por vários dias, e não podemos. Afinal, temos as coisas de casa para fazer”, comenta Cleonildes Coelho.

Lucilene Costa, moradora do Residencial Paraíso, não paga pela água, mas também enfrenta dificuldades. Para abastecer o restaurante do qual é proprietária, precisa recorrer a uma bomba d’água. “Mas só temos água no período da manhã”, conta. E esta não é uma situação recente. “Eu estou neste ponto desde 2002 e sempre foi essa dificuldade para ter água na torneira”, conta.

Apesar de trabalhar no Residencial Paraíso, ela mora na Vila da Paz, outro bairro da área Itaqui-Bacanga, e lá também existe essa dificuldade. “A gente tem de acordar de madrugada para poder encher as vasilhas, porque a água vai embora de manhã cedo e tem dias que nem dá, e a gente tem que se virar”, informa.
O Estado entrou em contato com a Caema, mas até o fechamento desta edição não teve resposta.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.