Levantamento

Seduc alerta escolas para coleta de dados do Censo Escolar

A 1ª etapa da coleta de dados do Censo Escolar 2016 foi iniciada dia 27 de junho

Atualizada em 11/10/2022 às 12h46

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) alerta secretários municipais de educação, técnicos e gestores das unidades escolares para a inserção de dados de escolas, turmas, alunos e docentes cadastrados para o Censo Escolar da Educação Básica de 2016. Os dados são informados por meio do Sistema Educacenso e o prazo estabelecido pelo Instituto de Avaliação Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), conforme Portaria nº 286/2016, encerra no dia 31 deste mês.

“Cabe aos secretários, técnicos e gestores dispensarem um olhar atento a todos os momentos do processo de coleta de dados da matrícula inicial, de forma a se responsabilizarem, cooperativamente, pelas informações declaradas, pois é a partir dessas declarações que relevantes indicadores educacionais são elaborados, viabilizando o planejamento de programas/projetos e estratégias educacionais tanto no âmbito estadual como no municipal”, ressalta o Superintendente de Estatística e Coordenador Estadual do Censo Escolar na Secretaria de Estado da Educação (Seduc), Mário Alberto Xavier Gomes .

A 1ª etapa da coleta de dados do Censo Escolar 2016 foi iniciada dia 27 de junho. O Censo Escolar é o mais importante levantamento estatístico educacional brasileiro de todas as etapas e modalidades de ensino da educação básica, compondo um quadro detalhado sobre alunos, docentes, turmas e escolas. Os dados levantados são fundamentais para a formulação de políticas educacionais nas três esferas de governo e para a elaboração de novos diagnósticos sobre a educação no Brasil e constituem a base de cálculo dos coeficiente para a distribuição dos recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação (FUNDEB) e dos programas educacionais do Ministério da Educação (MEC), como Livro Didático, Alimentação Escolar, Recurso Financeiro Direto para Escola, Transporte Escolar Público, Mais Educação, Capacitação de Docentes e outros.

Além disso, dados obtidos sobre movimento e rendimento, coletados logo após o encerramento do ano letivo, juntamente com o desempenho escolar obtido nas avaliações realizadas pelo Inep - Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB) e Prova Brasil -, integram o cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), indicador que serve de referência para as metas do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE).

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.