Retomada

Milhares voltam a cidade síria após fuga do EI

Perda de Manbij, ocupada pelo Estado Islâmico desde 2014, é um grande golpe para os militantes

Atualizada em 11/10/2022 às 12h46

Milhares de habitantes que haviam deixado a cidade síria de Manbij voltaram ao local no fim de semana depois de combatentes apoiados pelos Estados Unidos terem expulsado os últimos militantes do Estado Islâmico de seu antigo reduto, afirmaram moradores e aliados dos EUA.

As Forças Democráticas da Síria (SDF, na sigla em inglês) anunciaram na sexta-feira, 12, que tinham tomado o controle completo da cidade, perto da fronteira com a Turquia, depois da partida dos últimos militantes, que haviam usado civis como escudos humanos.

Centenas de carros e veículos transportando famílias e seus pertences rumaram para a cidade de acampamentos improvisados e aldeias do interior, onde muitos dos moradores haviam se refugiado durante a campanha de dois meses, de acordo com uma autoridade da SDF e parentes que estavam em contato com os moradores.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.