Aprendizado

Projeto promove capacitação para dependentes químicos em reabilitação

Cursos com temáticas diversas são realizados semanalmente na unidade de acolhimento da Cohab, em São Luís

Gisele Carvalho / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h46
Na capacitação, dependentes químicos em reabilitação aprenderam a fazer salgados e doces
Na capacitação, dependentes químicos em reabilitação aprenderam a fazer salgados e doces (dependentes)

Encerrou-se na sexta-feira, 12, mais um curso realizado por meio do projeto Ritmos da Vida, da Unidade de Acolhimento Adulto (UAA) da Cohab. Durante a semana que passou, os dependentes químicos em processo de reabilitação que são assistidos pela unidade participaram de uma oficina de produção de doces e salgados realizada em parceria com o Serviço Nacional Aprendizagem Rural (Senar) do Maranhão.

Participaram do curso 12 pessoas em tratamento de reabilitação. Durante três dias, o grupo aprendeu as técnicas para produzir alimentos como biscoitos, empanados, coxinhas, pizzas e bolos diversos. Sob a supervisão da instrutora Maria da Glória Pedreira, do Senar Maranhão, os participantes puderam colocar a mão na massa para preparar as massas e montar os recheios.

Para a instrutora, que atuou com esse público pela primeira vez, a experiência foi muito enriquecedora. “Dar esse curso foi muito valioso na minha vida. Aprendi mais do que ensinei porque eles são pessoas que mostraram muito interesse em aprender. Logo que terminávamos uma atividade, eles já perguntavam o que fariam em seguida”, disse Maria da Glória Pedreira.

Oportunidade
Assim como para a instrutora, os cursos de capacitação também são muito estimados pelos participantes. É o que diz a psicóloga e coordenadora do projeto Ritmos da Vida, Lucilene Castro. Com o objetivo de contribuir para a reinserção social e familiar dos dependentes em reabilitação, o projeto aumenta as oportunidades para esse público.

Ainda de acordo com a coordenadora, a ansiedade é um dos maiores obstáculos ao tratamento dos assistidos pela UAA. Somado a isso, é preciso também contribuir para que eles tenham mais oportunidades ao buscar novamente o mercado de trabalho. Por isso, o projeto tem como pilares a arte, cultura e geração de renda. Dentro desses temas, são ofertados cursos todas as semanas com o apoio de diversos parceiros como o Senar Maranhão.

Para ela, os cursos representam uma nova chance para os assistidos. “A grande maioria do nosso público do projeto está sem emprego, não estudou ou está com os vínculos familiares rompidos. Em geral, eles chegam sem perspectiva de futuro. Com os cursos, eles têm uma melhora na autoestima e a oportunidade de recomeçar ao participar dessas ações”, declarou Lucilene Castro.

SAIBA MAIS

A Unidade de Acolhimento Adulto - UAA é um serviço da Rede de Atenção Psicossocial que oferece acolhimento transitório às pessoas de ambos os sexos, com necessidades decorrentes do uso de crack, álcool e outras drogas. Elas funcionam como casas onde as pessoas que estejam em tratamento nos CAPS tem apoio profissional e podem ser acolhidas voluntariamente por até seis meses.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.