Franchising

Arquitetura promove imersão em universo conceitual da franquia

Área é a responsável pela comunicação visual expressiva, que esteja em perfeita sintonia com as características da rede

Atualizada em 11/10/2022 às 12h46

Uma franquia é um negócio que depende inteiramente dos padrões estabelecidos pela marca, sejam eles no quesito operacional ou com relação às estratégias de marketing. Um dos grandes desafios para se ter uma franquia é conseguir manter o padrão, mesmo em espaços com os mais diferentes tamanhos e formatos e, ainda assim, passar corretamente o conceito da marca e seu posicionamento de mercado.

“O cliente precisa entrar na loja e reconhecer a matriz. No varejo, o PDV [local em que o produto é exposto] tem grande importância no momento decisivo de vendas, para as franquias isso não é diferente. Investir em um bom projeto arquitetônico é extremamente estratégico”, revela Luciana Maman, consultora de franchising.

Lojas que se instalam e se espalham em diferentes lugares necessitam de uma comunicação visual expressiva, que esteja em perfeita sintonia com as características da rede. A arquitetura é parte essencial dessa relação, uma vez que ela concretiza os valores de toda a companhia, proporcionando uma verdadeira experiência de imersão no universo conceitual.

“Uma empresa franqueada depende de diversos fatores, dentre organização operacional, padrões para fácil replicação e estratégias para atrair clientes. A arquitetura atua de forma primordial para se chegar ao objetivo da empresa, pois tem o papel de se comunicar de forma visual com o público alvo. Vale lembrar que a arquitetura atua de forma estratégica, com relação aos espaços e marketing, interferindo no sucesso da empresa”, afirma o arquiteto Roby Macedo.

Manual

Luciana Maman alerta que todo e qualquer ponto de venda franqueado deve ser projetado a partir das orientações estabelecidas no Manual de Identidade Visual, um documento detalhado, desenvolvido a partir de pesquisas profundas sobre o negócio, os processos de trabalho e o posicionamento estratégico.

“É um documento técnico complexo sobre as melhores aplicações para a manutenção do padrão e identidade da marca, mas que precisa ser acompanhado por um profissional “, explica a consultora de franchising.

Manual que a empresária Nathália Baima Maluf conhece bem, franqueada da Cacau Show no Shopping Carajás, ela recebeu o documento e procurou em seguida a ajuda de uma profissional.

“Decidimos contratar uma arquiteta local, primeiro para fazer o levantamento do espaço em que iríamos montar a loja, somente ela podia nos orientar se o espaço que queríamos realmente se adequava ao projeto da marca, de maneira que tudo ficasse de acordo com o padrão”, conclui.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.