Palestra sobre meio ambiente

Sarney Filho fala sobre desafios ambientais na Universidade Ceuma

Ministro proferiu aula magna do curso de Mestrado de Meio Ambiente da instituição de ensino superior; na explanação, abordou sobre os desafios ambientais mundiais

Thiago Bastos

Atualizada em 11/10/2022 às 12h46
O ministro Sarney Filho destacou a degradação do meio ambiente em sua palestra na Universidade Ceuma
O ministro Sarney Filho destacou a degradação do meio ambiente em sua palestra na Universidade Ceuma (SARNEY13081601H)

O ministro do Meio Ambiente, Sarney Filho, esteve em São Luís e proferiu, na sexta-feira,12, aula magna do curso de Mestrado em Meio Ambiente da Universidade Ceuma, no campus da instituição, no bairro Renascença. Durante a explanação, ele abordou temas como o aquecimento global e ressaltou os desafios ambientais para o planeta nos próximos anos.

Antes da palestra, o reitor da Universidade Ceuma, Saulo Henrique Martins, destacou o oferecimento de um curso de extensão voltado a um dos campos do conhecimento mais importantes do mundo. “ Quero ressaltar que a universidade Ceuma se consolida como a principal instituição de ensino superior do estado com a oferta de mais este curso importante. Será uma porta de entrada para futuros técnicos e o início de novas reflexões acerca de um dos temas nobres para a humanidade”, disse.

Ao iniciar a sua palestra, o ministro Sarney Filho fez um agradecimento especial a Mauro Fecury, mantenedor do Grupo Educacional Ceuma. Além de fazer referência aos alunos do Ceuma, o ministro mencionou dados que reforçam a tese de degradação do meio ambiente. “ Nós estamos vivendo os meses mais quentes da história. Uma transformação como esta afeta não somente a vida útil dos seres humanos do planeta, como também o desenvolvimento de formas de manejo e de técnicas de cultura essenciais para o planeta, como a agricultura”, disse.

O ministro fez alusão à meta estabelecida pelos principais países do mundo, incluindo o Brasil, para as próximas décadas. Segundo ele, o objetivo dos estados é reduzir em até dois graus Celsius a temperatura média global. “ É preciso que as políticas de desenvolvimento, através unicamente dos processos tecnológicos, sejam revistas e se faz necessário o pensamento uniforme em um conjunto de ações que objetivem o crescimento econômico apoiado no alicerce da sustentabilidade”, afirmou Sarney Filho.

Por fim, o ministro elogiou a iniciativa do Ceuma em criar um canal inédito de conhecimento, representado no Mestrado em Meio Ambiente. “ É importante, antes de tudo, haver a formação de pesquisadores e demais profissionais que repensam as formas de preservação do meio ambiente e visem a melhoria das condições atuais de vida do planeta”, finalizou.

Saiba mais

De acordo com a direção do Ceuma, o mestrado possui duas linhas de pesquisa: Planejamento e Qualidade Ambiental, além de Saúde e Meio Ambiente. O curso terá duração de dois anos e disponibilidade de 20 vagas para graduados. Um dos diferenciais da grade do curso é a multidisciplinariedade, com linhas de pesquisas que envolvem diferentes áreas (desde Administração, passando por Direito, Física, Biologia e Medicina).

Outras informações sobre o mestrado em Meio Ambiente podem ser adquiridas por meio do site www.ceuma.br.

Frase

“ É preciso que as políticas de desenvolvimento através unicamente dos processos tecnológicos sejam revistas e se faz necessário o pensamento uniforme em um conjunto de ações que objetivem o crescimento econômico, apoiado no alicerce da sustentabilidade”

Sarney Filho,

Ministro do Meio Ambiente

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.