Festival

Duas noites de jazz e blues em São Luís

Oitava edição do festival será apresentada hoje e amanhã na Praça Maria Aragão; grupo Boca Livre, que se apresenta hoje, é uma das atrações mais aguardadas

Atualizada em 11/10/2022 às 12h46
O grupo Boca Livre é atração de hoje à noite
O grupo Boca Livre é atração de hoje à noite (Boca Livre)

A Praça Maria Aragão (Centro) será palco para o Lençóis Jazz & Blues Festival, que ocorre em São Luís hoje e amanhã, às 20h, depois de ter embalado uma multidão em Barreirinhas no último fim de semana. Na capital, serão seis shows e ainda uma programação paralela composta por duas oficinas de música e uma exposição de fotografia.

O show “Brasil do Saxofone”, do músico Ademir Júnior e quarteto tendo como convidado o saxofonista francês Baptiste Herbin, abrirá a primeira noite do festival. Além das performances de cada um dos músicos e de canções autorais, o repertório do show terá clássicos de Paulinho da Viola e João Donato, por exemplo.

Ademir Júnior não esconde a felicidade em tocar na cidade que é patrimônio histórico e cultural da humanidade por possuir um conjunto arquitetônico original composto por cerca de 4 mil imóveis remanescentes dos séculos XVIII e XIX. “É a primeira vez que levo meu trabalho ao Maranhão e que bom que será em um festival importante como o Lençóis Jazz & Blues Festival”, comentou.

Quem também sobe ao palco hoje é Filó Machado e Felipe Machado. Esta é a segunda vez que se apresentam em terras maranhenses, a primeira foi em 2012, também no Lençóis Jazz & Blues Festival. Para 2016, são esperadas versões inspiradas de “Jogral”, “Bons Amigos”, “Canto Latino”, além de releituras da MPB e do jazz. “O show será uma homenagem ao meu grande amigo e companheiro de shows no extinto Jogral, o cantor, compositor e percussionista maranhense Papete Viana, que nos deixou este ano”, adiantou Filó Machado.

Para encerrar a noite, o Boca Livre vai fazer o público se emocionar com versões de clássicos como “Oriente” (de Gilberto Gil), “Caravana” (Geraldo Azevedo), “Feito Mistério e Folia” (Lourenço Baeta), “Paixão e Fé” (Tavinho Moura), entre outros.

No sábado, quem se apresenta é Gilson Peranzzetta. “É com enorme prazer que volto a participar do Lençóis Jazz & Blues Festival, desta vez em São Luís. Minha experiência em Barreirinhas foi maravilhosa e estou muito feliz por retornar ao Maranhão nesta turnê comemorativa dos meus 70 anos de vida e 60 de carreira”, comemorou o músico.

Ronald Santos e Quarteto, e a cantora americana Whitney Shay, que contará com a participação de Igor Prado e banda encerram o festival.

Oficinas

Além dos shows, em São Luís a programação traz ainda a oficina de violão, iniciada ontem e ministrada por Filó Machado e Felipe Machado (SP), das 16h às 18h, no Auditório da Escola de Música do Estado do Maranhão.

Hoje, ocorre a oficina de música e canto, apresentada pelo grupo vocal Boca Livre, do Rio de Janeiro. A oficina ocorrerá das 9h30 às 12h, também no Auditório da Escola de Música do Estado do Maranhão. A exposição fotográfica “Música do Olhar” permanecerá em cartaz na Praça Maria Aragão nos dois dias de evento.

O Lençóis Jazz & Blues Festival tem patrocínio da Companhia Energética do Maranhão (Cemar), da Vivo, por meio da Plataforma Vivo Transforma, e do Governo do Maranhão, via Lei Estadual de Incentivo à Cultura. A TV Mirante é uma das apoiadoras do event

Serviço

O quê

Jazz & Blues Festival

Quando

Hoje e amanhã, às 20h

Onde

Praça Maria Aragão

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.