Dengue em São Luís

317 agentes de saúde cuidarão do combate ao Aedes

Ações durante a estiagem serão intensificadas, conforme programa de controle da doença na capital

Thiago Bastos

Atualizada em 11/10/2022 às 12h46
(Agentes)

O combate ao Aedes aegypti será intensificado em São Luís, no segundo semestre deste ano, durante o período de estiagem. De acordo com o Município, 317 agentes de saúde serão responsáveis pelo controle epidemiológico do mosquito, transmissor da dengue, febre chikungunya e zika.

Segundo a Prefeitura, as atividades terão como foco as visitas domiciliares e a intensificação das campanhas de conscientização. O objetivo do trabalho é diminuir o número de casos de dengue na capital maranhense. Somente este ano, foram registrados 3.501 casos da doença. “Temos esta preocupação de reduzir o número de casos e vamos intensificar as ações nos próximos meses”, disse o coordenador do Programa de Combate à Dengue, Zika e Chikungunya de São Luís, Pedro Tavares.

Ainda de acordo com o coordenador, a preocupação do poder público, com o aumento do calor na cidade, é maior já que a população tem a tendência de armazenar, com maior facilidade, quantidades significativas de água em recipientes e tanques. “Muitas pessoas não sabem da melhor forma para armazenar água em suas casas. Não adianta um cidadão fazer a sua parte se o outro não realizar a sua”, disse Pedro Tavares.

Outra ação – intitulada Selo Legal – também será executada nos próximos meses em São Luís. De acordo com o Município, a atividade privilegiará as borracharias e ferros-velhos que obedecerem aos requisitos necessários para armazenamento de objetos, evitando o acúmulo de água e proliferação dos ovos do mosquito. “Cada estabelecimento da cidade destes gêneros, seja borracharia ou ferro-velho, será visitado. Desta forma, quem estiver adequado, receberá o selo legal”, explicou Pedro Tavares.

Desde o início do ano, a Prefeitura de São Luís realiza mutirões em bairros da cidade, com o intuito de destruir os possíveis focos do mosquito. Durante as atividades, houve coleta de lixo e esclarecimentos à população sobre a melhor forma de combater o vetor.
Apesar das ações, a capital maranhense tem atualmente um índice de casos de dengue 16,5% maior que o registrado em todo o ano passado. Alguns municípios do Maranhão ainda estão com possibilidade de surto da doença, em virtude do grande número de casos da enfermidade.

NÚMEROS
3.501 é o total
de casos de dengue em São Luís este ano

317 é a quantidade de agentes de saúde que atuarão no controle do mosquito

Fonte: Secretaria Municipal de Saúde (Semus)

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.