Judiciário

TJMA alcança cada vez mais usuários nas redes sociais

Facebook, Instagram e Twitter já ultrapassam 16 mil seguidores

Atualizada em 11/10/2022 às 12h46

É cada vez maior o número de usuários que recebem informações produzidas pelo Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA) por meio das redes sociais. Próximo à marca de 10 mil curtidas, a página oficial do TJMA no Facebook tem um acréscimo de cerca de 100 novos seguidores por semana, que passam a acompanhar as atividades do Judiciário pela rede social. De janeiro a agosto de 2016, a página alcançou um aumento de 850% no número de curtidas em relação ao igual período de 2015.

Criadas e gerenciadas pela Assessoria de Comunicação do TJMA, as redes sociais do Judiciário são alimentadas diariamente com informações sobre julgamentos, sessões, projetos, atividades institucionais, campanhas de conscientização e educativas, relacionadas a assuntos pertinentes ao Judiciário.

“O Judiciário não pode abrir mão de estar presente nos canais utilizados pelo cidadão jurisdicionado, pelo advogado, pelos próprios magistrados e servidores. Por meio das redes sociais conseguimos uma grande interação com o público de forma simples e rápida”, frisa Roberta Gomes, assessora-chefe de Comunicação do TJMA.

Além do Facebook, o TJMA está presente no Twitter, com mais de cinco mil seguidores, e no Instagram, com 878 seguidores. No Telegram – comunicador instantâneo muito utilizado atualmente, assim como o Whatsapp – o Judiciário maranhense tem um canal público de divulgação de notícias. Para acompanhar, basta procurar por “tjmaoficial” e clicar para “entrar”.

Neste início do mês de agosto, para padronizar as redes e facilitar o acesso, os endereços de todos os canais foram registrados como “tjmaoficial”. Os que eram diferenciados (Facebook, Twitter e Telegram) foram alterados e agora todos seguem o mesmo padrão.

Repercussão

No dia 4 de agosto, a notícia “Judiciário lança edital para concurso de notários”, publicada no Portal do Judiciário, cujo link foi divulgado na rede, rendeu um alcance de 14.403 pessoas e mais de 100 compartilhamentos. Analisando os dados, na página do TJMA, os horários mais acessados estão entre 12h e 13h e ao fim do dia, entre 21h e 22h

Uma publicação de destaque nas redes do Judiciário maranhense foi um vídeo da snapchater maranhense Thaynara OG – considerada uma das maiores influenciadoras digitais do país atualmente. Ela divulgou um pedido para arrecadar bonecas para uma ação realizada na I Semana Estadual de Valorização da Mulher, em julho deste ano. O vídeo alcançou 9.367 usuários no Facebook e teve mais de 10 mil visualizações no Instagram oficial do TJMA.

Conteúdo diferenciado

Desde suas criações, as redes sociais do TJMA estão sempre em evolução, acompanhando as tendências do meio digital. Atualmente, além das notícias do Poder Judiciário, outros conteúdos, com design gráfico diferenciado, têm sido inseridos, com o propósito de tornar a linguagem das publicações jurídicas mais leves e didáticas. Recursos como charges, desenhos, vídeos e termos mais coloquiais estão sendo utilizados e tendo boa repercussão entre os usuários.

Como exemplos, já começaram a ser publicadas algumas séries como o “Juridiquês” –que decifra termos latinos e expressões jurídicas de forma didática ao cidadão; o “Nossa História” – que se propõe a resgatar atos e fatos relacionados a datas e documentos históricos do Judiciário maranhense; e a “Pensadores Jurídicos” – postagens contendo frases de pensadores relacionados à justiça, cidadania, democracia, igualdade, como Ruy Barbosa, Pontes de Miranda, Evandro Lins e Silva, entre outros filósofos e literários.

Na última semana, foram publicados vídeos curtos, produzidos pela própria assessoria para marcar os 10 anos da Lei Maria da Penha. Na campanha para as redes sociais, foram utilizados depoimentos verídicos de mulheres que sofreram abuso sexual. Os vídeos tiveram grande alcance entre os usuários do Facebook, Instagram e Twitter, atingindo mais de 13 mil pessoas.

“O trabalho com redes sociais e com a comunicação digital é contínuo e precisa ser sempre reformulado e atualizado, ao lado das ações tradicionais da assessoria de comunicação. Estamos muito felizes com o resultado que estamos tendo, mas sempre pensando em avançar e criar novas estratégias”, completa a jornalista Roberta Gomes.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.