Orla suja na Ilha

Praias ainda continuam impróprias para banho em São Luís, diz Sema

De acordo com último laudo divulgado pelo Secretaria do Meio Ambiente do Estado, nenhum dos 21 pontos monitorados apresenta condições favoráveis para uso

Thiago Bastos

Atualizada em 11/10/2022 às 12h46
(Trecho da praia do Caolho impróprio para banho, segundo laudo da Sema)

As praias de São Luís ainda permanecem impróprias para banho. Foi o que apontou o último laudo divulgado no dia 5 deste mês pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema). De acordo com o órgão, nenhum dos 21 pontos monitorados apresenta condições favoráveis para uso.

Ainda segundo a pasta, o monitoramento obedeceu aos padrões estabelecidos pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama). Segundo o órgão, as praias são consideradas próprias quando em 80% ou mais de um conjunto de amostras coletadas dos pontos de monitoramento houver no máximo 100 enterococos a cada mililitro de água. Em contrapartida, o trecho é considerado inapropriado para banho quando a amostragem apresentar concentração de poluentes superior a 400 Enterococos.

Dos 21 pontos estudados na orla de São Luís, seis são da praia da Ponta d´Areia. Outros cinco pontos da praia de São Marcos também foram alvos da fiscalização da Sema. As praias do Calhau, do Olho d´Água, do Meio e do Araçagi também tiveram amostras coletadas por técnicos da pasta estadual.

O recolhimento e a análise das amostras que resultaram no laudo foram feitos entre os dias 17 e 31 do mês passado. Este foi o primeiro laudo divulgado pela Sema no mês de agosto. Outro levantamento deverá ser divulgado até o fim da semana que vem.

Apesar da condição desfavorável de balneabilidade da orla de São Luís, O Estado verificou, na tarde de ontem, pessoas tomando banho em praias da cidade. “ Vim do interior e como sempre achei as praias daqui muito bonitas, não resisto a um bom banho”, disse Isadora Pereira, funcionária pública que reside no município de Anajatuba.

Já o técnico de informática Celso Ferreira disse que prefere não banhar na praia do Calhau. “ Fico aqui mesmo com a esposa, apreciando a beleza da praia, curtindo uma brisa e sem correr riscos maiores para a minha saúde”, disse.

No dia 23 do mês passado, a Sema informou que pelo menos dois trechos da orla da Grande Ilha – nas praias de São Marcos e do Calhau – apresentavam condições favoráveis para banho. Na ocasião, a secretaria informou que havia a expectativa de classificação positiva de outros três trechos da orla.

Peça

Condições das praias de São Luís

Praia da Ponta d´Areia – Imprópria

- Praia de São Marcos – Imprópria

- Praia do Calhau – Imprópria

- Praia do Olho d´Água – Imprópria

- Praia do Meio – Imprópria

- Praia do Araçagi – Imprópria

Fonte: Secretaria Estadual do Meio Ambiente

Frase

"Vim do interior e como sempre achei as praias daqui muito bonitas, não resisto a um bom banho”

Isadora Pereira

Funcionária pública

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.