Pergentino Holanda

Atualizada em 11/10/2022 às 12h46
Emanuel e Izolda Mara Caracas voaram ontem para Fortaleza, onde comemoram hoje os 91 anos da mãe dele, que é cearense e mora naquela cidade
Emanuel e Izolda Mara Caracas voaram ontem para Fortaleza, onde comemoram hoje os 91 anos da mãe dele, que é cearense e mora naquela cidade
Michael Phelps é o atleta que merece todas as homenagens na Olimpíada do Rio. Para ele, tudo o que reluz é ouro
Michael Phelps é o atleta que merece todas as homenagens na Olimpíada do Rio. Para ele, tudo o que reluz é ouro

Impugnação
Todo mundo sabe que a ação de impugnação de candidatura pode ser proposta apenas por legitimados, como o Ministério Público Eleitoral, partidos, coligações e candidatos.
No entanto, poucos têm conhecimento a respeito do fato de que a legislação permite ao cidadão, no pleno exercício dos direitos políticos, propor, sem que seja representado por um advogado, uma notícia de ausência de condição de elegibilidade. E também pode propor uma notícia de incidência em causa de inelegibilidade.
Na prática, o cidadão que identificar alguma irregularidade na candidatura de um político pode apresentar à Justiça Eleitoral uma petição fundamentada em duas vias, explicando que o candidato x está na lista do Tribunal de Contas da União ou tem condenação por improbidade administrativa. A petição pode ser apresentada também ao MPE e, no caso dos municípios, aos promotores eleitorais.

Impulso no Rio
A judoca Rafaela Silva, que cresceu na Cidade de Deus, chorou na última segunda-feira ao levantar sua medalha de ouro para a multidão enquanto o hino nacional era tocado.
Nesse mesmo dia, cerca de 100 mil novos ingressos foram comprados, bem acima da média de 10 mil por dia por cerca de duas semanas antes do início da Rio 2016. Por volta de 82 por cento dos bilhetes disponíveis para segunda-feira haviam
sido vendidos.

Impulso no Rio 2
Um novo aumento no público pode ajudar a compensar um começo complicado, com organizadores admitindo que somente a cerimônia de abertura, na sexta-feira, teve lotação máxima.
Até mesmo as arenas icônicas, como a arena de vôlei construída ao lado do calçadão de Copacabana, têm sofrido com grande parte de assentos vazios.

Clima em debate
Os professores Emerson Galvani, da Universidade de São Paulo, e Mauricio Eduardo Salgado Rangel, da Universidade Federal do Maranhão, ministrarão palestra
intitulada “Monitoramento, vulnerabilidade e susceptibilidades do clima” na abertura do Workshop Geo+.
O evento será realizado nos dias 15 e 16 deste mês no Centro de Ciências Humanas da UFMA. Quem organiza é a Geotec: empresa júnior do curso de Geografia daquela instituição.
O workshop terá como tema “Recursos Naturais e Clima”. Trata-se de um assunto bem pertinente ao contexto brasileiro, especificamente, do Maranhão, onde a utilização dos recursos naturais influencia diretamente nas mudanças climáticas
a nível local e regional.

Capacitações
Abertas, via Escola Superior da Magistratura do Maranhão, as inscrições para capacitações destinadas aos servidores do Judiciário. As vagas podem ser preenchidas por meio do sistema Tutor, na plataforma Sentinela, no portal do Tribunal de Justiça.
De acordo com o calendário, os servidores da comarca de Bacabal podem se inscrever, até 12 de agosto, no curso “Lei Maria da Penha: os desafios da prestação jurisdicional especializada”. A formação acontecerá entre os dias 24 e 26 de agosto.
Para os servidores da comarca de Caxias, ainda estão abertas as inscrições do curso “Conciliadores e Mediadores”, até o dia 9 de agosto. A formação será realizada de 29 de agosto a 2 de setembro.

Resgatados
Aprovado ontem no Senado medida que resgata o Ministério da Cultura e cria as Secretarias Especiais dos Direitos da Pessoa com Deficiência e dos Direitos da Pessoa Idosa. O relatório altera o texto original da medida.
Entre as mudanças, excluiu a criação da Secretaria do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. Houve o entendimento de que o Iphan já cumpre esse papel. A MP, que por ter sido modificada passa a tramitar como projeto de lei de conversão, segue para a análise do Plenário da Câmara dos Deputados, devendo ser votada depois do Senado.

Whindersson Nunes no Arthur Azevedo
O produtor Moraes Júnior trará para São Luís o espetáculo de stand up comedy com o videotuber Whindersson Nunes, que faz um estrondoso sucesso na internet, com vídeos no Youtube. A apresentação acontecerá no dia 19 deste mês, no Teatro Arthur Azevedo. Nunes começou quando tinha 19 anos e resolveu fazer vídeos para postar em seu canal na internet. Sua esperança era conseguir apenas algumas curtidas, mas o que aconteceu foi uma avalanche.

TRIVIAL VARIADO

Ficam abertas até amanhã as inscrições para os atletas que desejarem participar da edição dos Jogos Universitários Maranhenses 2016 (JUMs), evento coordenado pela UFMA.

Parlamentares do PT estão confiantes sobre o fato de que a Comissão Interamericana de Direitos Humanos da
Organização dos Estados Americanos possa suspender a tramitação do impeachment da presidente afastada, Dilma Rousseff, no Senado.

Neste domingo, a AABB São Luís oferecerá programação especial para comemorar o Dia dos Pais, com música ao vivo, cabine Legal D+, entrega de canecas de chopp e sorteio de presentes para os associados, além de atividades para as crianças.

Caso raro nos Estados Unidos: um casal se diz apaixonado.
Até ai tudo estaria certo. Mas o detalhe que é são mãe e filho e estão lutando na Justiça para conseguir manter o relacionamento amoroso.

Chapa quente: o Maranhão é o terceiro Estado com maior número de focos de queimadas em agosto, atrás somente do Mato Grosso e Pará.

A Casa das Dunas vai trazer a São Luís um dos shows mais esperados: Humberto
Gessinger, a voz e a alma dos Engenheiros do Havaí.

DE RELANCE

Cármen Lúcia no STF
A ministra Cámen Lúcia foi eleita ontem presidente do Supremo Tribunal Federal pelos próximos dois anos. Ela é a segunda mulher a comandar a corte. Ellen Gracie ocupou o posto durante o biênio de 2006 a 2008. O plenário seguiu a tradição de escolher como presidente o ministro mais antigo no tribunal que ainda não ocupou a cadeira. Na mesma sessão, Dias Toffoli foi oficializado como vice-presidente do Supremo, já que é o segundo mais longevo que ainda não presidiu o STF.

Dia do Garçom
Hoje é Dia do Garçom e eles têm o que comemorar. Segundo a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes, 31% da renda da família é para alimentação fora do lar e, até 2020, a tendência é que esses dados cheguem a 50%, o que prevê um crescimento no surgimento de bares e restaurantes, principais campos de trabalho desses profissionais. Em São Luís, para quem deseja investir nessa prodigiosa área, o Senac oferece curso profissionalizante com
carga horária de 360 horas.

Na América do Sul
A presidente afastada Dilma Rousseff tem planos de ficar cerca de oito meses fora do Brasil depois que o processo de impeachment for votado. Caso o processo seja aprovado, a petista será definitivamente afastada da Presidência e pretende tirar uns dias de descanso em países da América do Sul, como Chile e Uruguai.

Dia dos Pais
O Restaurante Cozinha Portuguesa do Olho D'Água prepara almoço dos deuses para o Dia dos Pais, com entrada de mariscos e um rico Buffet, contendo, entre outras variadas receitas, bacalhau espiritual e Entrecot suíno com molho barbecue. Para sobremesa, alguns exemplos são: mousse de frutas vermelhas, torta de amendoim e pasteis portugueses, entre diversos outros itens.

Empório do Aço
Técnica desenvolvida para eternizar momentos por meio de imagens e textos em pingentes, chaveiros e joias, a fotogravação é uma tecnologia que conquistou diversos mercados no Brasil e acaba de desembarcar no Maranhão. Atualmente com 300 unidades no varejo nacional, uma franquia do Empório do Aço tem essa novidade e será inaugurada hoje em São Luis, no Shopping da Ilha, gerenciada pela empresária Kelly Batista.

Lei Maria da Penha
O Brasil está comemorando, neste mês, os dez anos da Lei Maria da Penha, criada para coibir a violência doméstica e familiar contra a mulher. A norma moldou um conjunto de soluções que ajudam as mulheres a reconhecer a situação de violência, denunciar e exigir a punição do agressor. Uma das mudanças que a legislação buscou promover foi a mentalidade, ainda não totalmente superada, de que a violência dentro de casa só diz respeito ao casal ou à família. Sancionada em 7 de agosto de 2006, a Lei 11.340 teve o mérito de trazer a questão para a esfera pública.

Para pensar com Germaine Greer: “A liberdade é frágil e precisa ser protegida. Sacrificá-la, mesmo como medida temporária, é traí-la”.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.