Bacia do Parnaíba

Parnaíba Gás Natural extrai o primeiro gás da fase II do campo de Gavião Branco

Localizada no bloco PN-T-67, no município maranhense de Lima Campos, nova área tem capacidade para 1 milhão de metros cúbicos de gás por dia, que será produzido por meio de quatro poços

Atualizada em 11/10/2022 às 12h46
Parnaíba Gás Natural atingiu em julho capacidade de produção de 8,4 milhões de metros cúbicos de gás/dia
Parnaíba Gás Natural atingiu em julho capacidade de produção de 8,4 milhões de metros cúbicos de gás/dia (Gavião Branco)

Com capacidade de produção de 1 milhão de metros cúbicos de gás por dia, o campo de Gavião Branco (GVB), em sua fase II, registrou a extração do primeiro gás. A nova área produtora está localizada no bloco PN-T-67, no município de Lima Campos, na Bacia do Parnaíba.

De acordo com a Parnaíba Gás Natural (PGN), o gás será produzido por meio de quatro poços produtores, localizados em três clusters, interligados à Estação de Produção e Escoamento de Gás de Gavião Branco (EPGVB), também em Lima Campos, através de um duto de 15 km.

Na EPGVB, este gás se junta à produção dos demais clusters do campo de Gavião Branco e é separado da água e do condensado. O gás seco é então exportado para a Unidade de Tratamento de Gás (UTG), em Santo Antônio dos Lopes, por meio de outro gasoduto de 42 km.

A PGN é operadora de Gavião Branco, com 70% de participação. Os outros 30% pertencem a BPMB Parnaíba. GVB foi o terceiro campo da companhia a entrar em produção, após Gavião Real e Gavião Vermelho.

Em 1º de julho, a companhia atingiu a capacidade de produção de 8,4 milhões de metros cúbicos de gás por dia (m³/dia). A capacidade adicional em GVB permitirá à PGN estender o platô de produção para atendimento dos contratos de fornecimento de gás com a Eneva.

A PGN possui outros quatro campos de gás declarados comerciais: Gavião Azul, Gavião Branco Norte, Gavião Caboclo e Gavião Preto.

Mais

Empresa independente

A Parnaíba Gás Natural (PGN) é uma empresa independente de exploração e produção (E&P) que opera na Bacia do Parnaíba, no Maranhão. Atualmente, opera sete campos, sete Planos de Avaliação de Descoberta (PADs) e seis blocos exploratórios, somando 25 mil Km². Com uma produção média de gás de 7,5 milhões de m³/dia, a Parnaíba Gás Natural é a maior operadora privada de gás natural do Brasil.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.