Festa

No templo da cultura popular

Casa Barrica sedia a “Sexta de Festejos”, amanhã, às 19h, com apresentações dos grupos de bumba meu boi Barrica, Morros, Nina Rodrigues e Pirilampo

Atualizada em 11/10/2022 às 12h46
Boi de Nina Rodrigues é atração amanhã na Casa Barrica
Boi de Nina Rodrigues é atração amanhã na Casa Barrica (Boi de Nina Rodrigues)

Os grupos de bumba meu boi Morros, Nina Rodrigues, Barrica e Pirilampo fazem a festa amanhã, às 19h, na Casa Barrica (Madre Deus), incrementando a “Sexta de Festejos”, proposta da Companhia Barrica para diversificar a agenda cultural do fim de semana em São Luís. O evento é uma oportunidade para que o público assista às apresentações de quatro destacados grupos folclóricos fora do período junino.

Segundo José Pereira Godão, diretor artístico da Companhia Barrica, a ideia é, também, atrair as pessoas para conhecerem a Casa Barrica, que recentemente foi reinaugurada e se destaca entre as residências e prédios daquele bairro cultural. “Aqui na Madre Deus, temos esta preciosidade que é a Casa Barrica, um templo da cultura popular, da arte, e gostaríamos que todos aqui viessem ver de perto como ela ficou depois das obras. E mais ainda, a atmosfera em que ela se transforma, ao receber os nossos grupos folclóricos”, disse Godão.

O anfitrião da festa será o Boi Barrica. O grupo, assim como fez no São João deste ano, se apresentará com suas novas indumentárias e toadas dos compositores José Pereira Godão e Luís Bulcão, as quais serão entoadas pelos cantores Inácio Pinheiro e Roberto Brandão. “No São João foi um espetáculo e aqui também o será”, disse José Pereira Godão, acrescentando que, mais uma vez, o grupo fará um passeio pelas representações dos festejos do Divino, Festa de Reis, do bumba meu boi, nos diversos sotaques, além das danças do coco, lelê, quadrilha, tambor de crioula e dança portuguesa.

Auto

Os bois de Morros, de Nina Rodrigues e Pirilampo mostrarão um pouco do que fizeram no São João. Conforme Clarissa Lobato, diretora geral do Boi de Morros, o grupo encenará o auto do bumba meu boi com o espetáculo “Até aqui nos ajudou o Senhor”, com seu numeroso corpo de baile e rica indumentária, tal como fez nas festas juninas, quando cumpriu extensa agenda de apresentações. O mesmo farão Nina Rodrigues e Pirilampo, que se destacam pelo figurino e beleza dos bailarinos.

A Casa Barrica tem capacidade para 1.200 pessoas e é dotada de arquibancada (600 lugares), terraço (100 lugares), arena (300 lugares) e dispõe de uma área de atendimento ao público para fornecimento de bebida e lanches, além de palco, camarins, banheiros, três grandes saídas de emergência, entre outros espaços. Em seu hall de entrada, o público pode conferir uma exposição de elementos do grupo, como indumentária e documentação informativa, incluindo reportagens em diversos jornais locais, nacionais e internacionais.

Trata-se de um centro cultural de grande significância para o crescimento e manutenção da Companhia Barrica, como também para a afirmação e valorização da comunidade cultural da Madre Deus e, de maneira geral, para a cidade de São Luís, como um importante teatro popular voltado para o desenvolvimento do turismo-cultural do Maranhão.

Serviço

O quê

Sexta de Festejos

Quando

Amanhã, às 19h

Onde

Casa Barrica (Madre Deus)

Ingressos: R$ 20,00

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.