S. Raimundo dos Mulundus

Festejo de S. Raimundo dos Mulundus começará dia 22

Há 180 anos fiéis reverenciam, no município de Vargem Grande, o "santo vaqueiro", que não é reconhecido pela Igreja Católica, mas que reúne centenas de pessoas

Atualizada em 11/10/2022 às 12h46
Vaqueiros fazem reverência diante da cruz; um gesto tradicional nos festejos de São Raimundo dos Mulundus
Vaqueiros fazem reverência diante da cruz; um gesto tradicional nos festejos de São Raimundo dos Mulundus (Vaqueiros)

Vargem Grande - Com o tema “Como São Raimundo Nonato dos Mulundus sejamos sinais da misericórdia do Pai”, acontece de 22 a 31 deste mês o tradicional festejo do santo, no município de Vargem Grande, a 172km de São Luís. As celebrações vão acontecer no santuário, na Paróquia São Sebastião.

O encerramento do festejo será no dia 31 com procissão seguida de missa campal, a partir das 17h. A celebração vai ser presidida por dom Sebastião Bandeira, bispo de Diocese de Coroatá.

A festa para o "santo vaqueiro" é realizada há mais de 180 anos na região. O santo não é reconhecido pela igreja católica. Mesmo assim, todos os anos milhares de pessoas dão demonstrações de fé, sobretudo os vaqueiros.

O cavalo ganha o melhor arreio, e o gibão de couro vira traje fino de vaqueiro em dia santo no campo. O vaqueiro deixa a lida no campo mais cedo. Se veste com todo o capricho e percorre a distância do sertão para reverenciar o padroeiro.

Romaria

A abertura do festejo será dia 22, com a tradicional romaria que vai de Vargem Grande à Paulica, um povoado da região. O ritual tem início de madrugada, no santuário de São Raimundo Nonato dos Mulundus, onde os devotos rezam e acendem velas.

Às 5h, as pessoas já começam a se organizar em frente à igreja para saírem em romaria, em uma demonstração de fé e tradição seculares, que reúne milhares de pessoas. Ao fim da procissão será celebrada missa campal pelo vigário geral, padre Waldecir Leitão.

No dia 31, quando será encerrado o festejo, a programação terá início às 5h, com alvorada. Às 6h, será feita a recepção dos romeiros que vão a pé para o festejo de São Raimundo Nonato dos Mulundus, partindo de Itapecuru-Mirim, seguida de missa.

Às 8h, haverá batismos. Às 11h, é a chegada dos romeiros motoqueiros, seguido de benção. Encerrando o dia e o festejo, às 17h começa a procissão, seguida de missa campal, presidida por dom Sebastião Bandeira. No dia seguinte, 1º de setembro, haverá a missa de envio dos romeiros, também presidida por dom Sebastião Bandeira.

Ao longo de todos os dias de festejo acontecerão alvoradas às 6h, confissões às 18h e novenas, procissão, missa e bênção a objetos de devoção, a partir das 19h. Após as celebrações da noite, haverá apresentações culturais na Praça da Matriz. Nos dias 29 e 30 serão realizados batizados das 9h às 13h.

História

No início do século XIX, uma comunidade negra estabelecida no município de Vargem Grande, na localidade de nome Mulundus, a 20km da sede municipal, deu origem a uma manifestação popular em torno de um acontecimento que permanece vivo até os nossos tempos.

Um homem do campo de nome Raimundo Nonato, vaqueiro e trabalhador de boa conduta, morador daquela localidade se acidentou em uma carnaubeira quando perseguia uma rês, vindo a falecer por conta de um traumatismo no pescoço, causando em todos comoção e tristeza.

A lembrança daquele homem ficou gravada na memória de todos os moradores de Mulundus, levando a comunidade a celebrar a imagem do vaqueiro ao lado da "carnaubeira" onde ocorrera o acidente.

Contam os historiadores que a crença popular cresceu tanto naquela região que toda a carnaubeira foi destruída por crentes que levavam pedaços para serem usados como produto medicinal.

Mais

Programação

Dia 22 – abertura

5h – Alvorada festiva

6h – Procissão do Santuário à Paulica

9h – Missa campal em Paulica

11h – Aboio (canto sem palavras, entoado pelos vaqueiros) dos vaqueiros e outras atrações

16h – Retorno dos romeiros ao santuário

18h – Encontro das imagens de São Sebastião e São Raimundo

19h – Missa campal na Praça da Matriz

Dia 31 – encerramento

5h – Alvorada festiva

6h – Chegada dos romeiros de Itapecuru-Mirim

6h – Missa

7h30 – Missa

8h – Batismo

9h – Missa solene

11h – Chegada da romaria dos motoqueiros

12h – Missa penitencial

15h – Missa

17h – Procissão de encerramento

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.