Literatura Universal

Clássicos “Pollyanna” e “Pollyanna moça”em novas edições

Assinadas pela Autêntica Editora, novas edições apresenta linguagem mais próxima do leitor brasileiro contemporâneo

Atualizada em 11/10/2022 às 12h46
(pollyana)

A história encantadora da menina orfã de apenas 11 anos, que conquista gerações no mundo inteiro, chega às livrarias em edição cuidadosa da Autêntica Editora. Lançado em 1913, “Pollyanna” de imediato se tornou best-seller, com mais de um milhão de cópias vendidas no ano de lançamento, e até hoje não mais deixou de ser lido. Dois anos mais tarde, Eleanor H, Porter escreveu a continuação do livro que fez dela uma autora clássica, “Pollyanna Moça”.

Atualmente, as duas obras já foram traduzidas em quase todas as línguas. Os livro ganham agora novas edições assinadas pela Autêntica Editora. As novas edições apresentam um delicado trabalho gráfico e a tradução apresenta uma linguagem mais próxima do leitor brasileiro contemporâneo, sem perder de vista o tom clássico do texto.

Valores como ética, compreensão, empatia, compaixão, solidariedade, companheirismo, honestidade, senso de justiça e otimismo podem ser encontrados nos livros, e são temas que as tornam atemporais. Passada no começo do século XX e marcada por hábitos, costumes, crenças e comportamentos típicos de uma cidade do interior do Estados Unidos daquela época, a história de Pollyanna contagia pessoas de todas as idades com seu “jeito Pollyanna de ser” e com seu mágico Jogo do Contente. De acordo com a editora Sonia Junqueira, as obras carregam “valores que, se praticados por todos, tornariam a vida mais justa e mais leve”.

Em “Pollyanna”, conhecemos a menina apaixonada pela vida que tem de aprender a lidar com a rigidez e a falta de afetividade de sua Tia Polly, e com as adversidades e sofrimentos que a vida oferece. A obra ensina a ver o lado bom das coisas graças ao Jogo do Contente, através de uma protagonista de bem com a vida, que prefere procurar sempre alguma coisa positiva nas pessoas e nos acontecimentos, por mais difíceis que sejam.

Já em “Pollyanna moça”, a agora adolescente recebe um convite para passar uma temporada em Boston e vive experiências que ampliam seu universo e enriquecem sua vida. É nesse livro, também, que Pollyanna encontra o amor e experimenta a inquietação, as dúvidas e as emoções pelas quais passam as pessoas apaixonadas.

Pollyanna foi adaptado para a Broadway em 1916 e para o cinema em 1920. A versão dos Estúdios Disney, lançada em 1960, continua popular até hoje. “Pollyanna e Pollyanna Moça são livros que divertem, emocionam e enriquecem, justificando sua longa permanência no imaginário de milhares de leitores, do lançamento até os dias de hoje”, relata Sonia.

Sobre a autora

Eleanor H. Porter Nasceu em uma tradicional família da Nova Inglaterra, EUA, em 19 de dezembro de 1868, em Littleton, New Hampshire. Excelente cantora, estudou por vários anos no New England Conservatory of Music. No início dos anos 1900, trocou sua carreira de cantora pela escrita; depois de várias de suas histórias saírem em revistas e jornais populares, publicou seu primeiro livro, “Correntes cruzadas”, em 1907. “Miss Billy”, de 1911, foi seu primeiro livro realmente bem-sucedido. O livro que fez dela uma autora clássica, no entanto, foi “Pollyanna”, que se tornou um fenômeno imediatamente após sua publicação, em 1913. Dois anos mais tarde, E. H. Porter escreveu uma continuação, “Pollyanna moça”, outro sucesso instantâneo e permanente.

Serviços

POLLYANNA

Autora: Eleanor H. Porter
Tradução: Márcia Soares Guimarães
Preço: R$ 29,90
Páginas: 180
Formato: 16 x 23 cm
ISBN: 978-85-5130-016-9
Editora: Autêntica

POLLYANNA MOÇA

Autora: Eleanor H. Porter
Tradução: Márcia Soares Guimarães
Preço: R$ 29,90
Páginas: 224
Formato: 16 x 23 cm
ISBN: 978-85-5130-027-5
Editora: Autêntica
Grupo Autêntica

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.