Segurança no trânsito

Campanha alerta para a segurança dos pedestres

Atividade foi realizada na manhã de ontem pela Maçonaria na Avenida dos Holandeses; outras ações estão programadas ao longo deste ano

Atualizada em 11/10/2022 às 12h46
Campanha foi feita em faixa de pedestres na Avenida dos Holandeses
Campanha foi feita em faixa de pedestres na Avenida dos Holandeses (campanha)

A Maçonaria do Maranhão realizou, na manhã de ontem, a 49ª ação em faixa de pedestre feita pela campanha permanente SOS Vida Pela Paz no Trânsito, desenvolvida pela entidade. A atividade aconteceu na Avenida dos Holandeses, em São Luís.

Durante as atividades, foram realizadas abordagens a motoristas e pedestres, falando sobre a importância de seguir as normas de trânsito, principalmente no que diz respeito à faixa de pedestre. Houve ainda distribuição de folhetos educativos, com informações para que a sociedade possa refletir sobre a importância de um comportamento mais responsável no trânsito para que os acidentes sejam evitados.

Infrações
Dados do Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão (Detran) mostram que, de janeiro a junho deste ano, 1.366 condutores já foram atuados por cometer algum tipo de infração desrespeitando a faixa de pedestre. A principal infração foi parar sobre faixa de pedestres na mudança de sinal luminoso, de acordo com dados da fiscalização eletrônica com o registro de 1.248 ocorrências. A infração é média, conforme o Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

A ação de ontem da Maçonaria do Maranhão foi realizada na Avenida dos Holandeses em virtude dela ser uma das mais movimentadas da capital maranhense. Este ano, estão previstas ainda outras nove ações semelhantes, que acontecerão em avenidas como Marechal Castelo Branco, Getúlio Vargas, Franceses, Holandeses, São Luís Rei de França, Jerônimo de Albuquerque e na BR-135.

“As ações começaram em fevereiro de 2014 e fazemos geralmente 20 por ano. Eu acredito que houve uma pequena evolução em termos de conscientização. A repercussão que há na mídia também ajuda. Com a inserção da educação para o trânsito nas escolas, feita por meio da parceria com o Governo do Estado, acredito que no futuro teremos um reflexo positivo”, destacou Lourival da Cunha Souza, coordenador geral da campanha SOS Vida pela Paz no Trânsito.

SAIBA MAIS

Ainda de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), o pedestre tem prioridade na travessia da faixa, mesmo que o sinal de semáforo esteja aberto para os carros. Portanto, o condutor deve aguardar o pedestre concluir a travessia da faixa para seguir trafegando.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.