Grupo terrorista

Coalizão destrói contrabando de petróleo do Estado Islâmico

Bombardeios em Deir Ezzor, no Iraque, atingiram 83 caminhões; ataques visam destruir rede de distribuição que financia operações

Atualizada em 11/10/2022 às 12h46

Síria - A coalizão internacional destruiu domingo, 83 caminhões cisterna do grupo Estado Islâmico(EI) que transportam petróleo no leste da Síria, anunciou ontem o Exército americano.

O bombardeio foi executado por "várias aeronaves" no domingo à noite na província de Deir Ezzor, perto da fronteira com o Iraque, afirmou o porta-voz do Pentágono Matthew Allen.

Os ataques fazem parte da operação Tidal Wave II, "destinada a atacar a rede de distribuição das operações de contrabando de petróleo do Estado Islâmico, e deteriorar sua capacidade para financiar suas operações", acrescentou.

Até o momento não se sabe se os motoristas dos veículos foram advertidos previamente dos ataques.

No ano passado, outros dois bombardeios permitiram à coalizão destruir cerca de 400 caminhões cisterna do EI.

Nessa ocasião, os Estados Unidos lançaram folhetos alertando aos motoristas sobre a iminência dos bombardeios, já que o Pentágono havia garantido que os motoristas não eram membros do grupo extremista.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.