Eleições 2016

Rejeição é problema para líderes da disputa em São Luís

Edivaldo Holanda Júnior e Eliziane Gama são os mais rejeitados pelo eleitorado

Gilberto Léda

Atualizada em 11/10/2022 às 12h46
(Eliziane e Edivaldo)

A alta rejeição do eleitorado é um problema para dois dos três principais candidatos a prefeito de São Luís na disputa deste ano.

Edivaldo Holanda Júnior (PDT), que tenta a reeleição, e a deputada federal Eliziane Gama (PPS) lideram no quesito intenções de votos, segundo a mais recente pesquisa Escutec/O Estado, divulgada no sábado (6), mas também estão muito à frente dos adversários quando o assunto é saber em quem o ludovicense não quer votar de jeito nenhum.

Segundo o instituto, a maior rejeição ainda é a do prefeito: 32,3%. Aliados, contudo, minimizam o número, sob o argumento de que ele já foi maior, tendo chegado a 39,3% em abril.

Eliziane, por outro, lado, tem praticamente metade da rejeição do pedetista – 17,3% -, mas viu o número de eleitores que não votam nela subir rapidamente de abril até hoje. Há quatro meses, a rejeição da popular-socialista era de 3,1%, subindo a 10,6% no início de julho, antes de chegar ao patamar atual.

Entre os três primeiros, quem mantém percentual baixo nesse quesito é o candidato do PP, deputado estadual Wellington do Curso. Ele tinha 3,3% de rejeição na pesquisa divulgada no mês de julho e, agora, apareceu com 7,4%.

A pesquisa Escutec, contratada pelo jornal O Estado e cujos primeiros n´meros foram divulgados no sábado, foi registrada na Justiça Eleitoral sob o protocolo MA-09198/2016. Foram entrevistados 1 mil eleitores, entre os dias 3 e 5 de agosto. A margem de erro é de 3 pontos percentuais, para mais, ou para menos, e o intervalo de confiança é de 95%.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.