Aleitamento

Ação encerra a Semana Mundial da Amamentação

Evento aconteceu na Reserva do Itapiracó e chamou atenção para a importância do aleitamento materno

Atualizada em 11/10/2022 às 12h46

Conhecida pela presença de muitos praticantes de atividades físicas, a Área de Proteção Ambiental do Itapiracó recebeu na tarde do último sábado, dia 7, uma ação bem diferente. Quatro maternidades da capital, um hospital e um centro de referência realizaram diversas atividades no local, no encerramento da Semana Mundial da Amamentação em São Luís.

Participaram da ação as maternidades Marly Sarney, Benedito Leite e Nossa Senhora da Penha além do Hospital Infantil Dr. Juvêncio Matos e o Centro de Referência em Neurodesenvolvimento, Assistência e Reabilitação de Crianças (Ninar).

A ação teve como objetivo chamar a atenção para os temas relacionados ao aleitamento materno e a escolha do espaço para realização teve um motivo especial. O Itapiracó é uma área de grande mobilização que está perto das principais maternidades públicas de São Luís.

Ações

Segundo Analamacia Pereira de Brito, enfermeira responsável técnica do Instituto Acqua, cada instituição abordou um assunto diferente dentro do tema central do respeito à mulher e o foco para os cuidados com os recém-nascidos.

A Maternidade Marly Sarney, por exemplo, abordou o aleitamento materno por meio de uma oficina mostrando como cuidar da mama, como pegar o bebê. Já a Maternidade Nossa Senhora da Penha abordou o direito do acompanhante durante o parto, garantido em lei que está em vigor desde 2005, mas ainda é desconhecida por muitos.

O Ninar levou várias atividades sobre os cuidados com o bebê, desde o banho ao aconchego depois do aleitamento. Por fim, a Maternidade Benedito Leite falou sobre o respeito à mulher no parto, tratando dos métodos de alívio de dor durante o trabalho de parto.

Além das atividades promovidas por cada instituição, também foram ofertados serviços de aferição de pressão arterial e glicemia para o público em geral. A programação foi encerrada com um mamaço no local para ressaltar a importância do aleitamento e combater o desmame precoce.

Mais

A Semana Mundial da Amamentação é promovida anualmente pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e tem como objetivo estimular a amamentação, melhor fonte de nutrição infantil, e melhorar a saúde de crianças ao redor do mundo.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.