Levantamento

Maioria dos jovens americanos diz não se sentir representada por partidos

Pesquisa do Instituto GenForward encomendada pelo Projeto Juventude Negra

Atualizada em 11/10/2022 às 12h46

Estados Unidos - A maioria dos jovens americanos afirmam que nem o Partido Republicano nem o Democrata os representa, segundo pesquisa do Instituto GenForward encomendada pelo Projeto Juventude Negra, da Universidade de Chicago.

Apenas 28% dos entrevistados, que têm entre 18 e 30 anos, disseram se sentir representados pelos dois partidos majoritários nos Estados Unidos.

O levantamento mostra ainda que, apesar do sentimento de desencanto com a política bipartidária americana, os democratas possuem vantagem sobre os republicanos no apelo aos jovens de minorias. Mais de dois terços dos asiático-americanos, hispanos e negros nessa faixa de idade afirmam que o Partido Republicano não se importa com pessoas como eles.

Já entre jovens brancos há, para ambos os partidos, uma crise de representatividade: 58% se dizem esquecidos pelos republicanos e 52% pelos democratas.

O resultado reflete uma espécie de crise de identidade para o futuro dos dois partidos, dirigida em parte por uma grande antipatia em relação aos dois candidatos da eleição presidencial deste ano: a democrata Hillary Clinton e o republicano Donald Trump. Ambos enfrentaram ou ainda enfrentam razoável oposição dentro dos próprios partidos.

A pesquisa aponta que jovens de minorias étnicas e raciais tendiam a apoiar o senador de esquerda Bernie Sanders, que acabou derrotado nas prévias democratas por Hillary. Agora, entre os apoiadores de Sanders, 43% dizem que vão apoiar Hillary na eleição geral contra Trump em novembro, enquanto apenas 3% afirmam que irão votar em Trump.

O levantamento foi realizado com 1.940 pessoas entre os dias 9 e 20 de julho. A margem de erro da pesquisa é de 3,8 pontos percentuais para mais ou para menos.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.