Jogo

Caça a Pokémons pode expor jogadores a perigos reais

Game que utiliza realidade aumentada foi lançado esta semana no Brasil; usuários devem ficar atentos com a segurança na hora de caçar monstros

O Estadoma.com, com informações de assessoria

Atualizada em 11/10/2022 às 12h46
(´pokémon)

São Luís tornou-se mais um campo para a caça de Pokémons, desde que o jogo foi lançado no Brasil. Não é difícil encontrar pessoas concentradas andando em vários pontos da cidade, como terminais da integração e rotatórias. O problema é que os "caçadores", na ânsia de encontrar novos exemplares, expõem-se ao risco.

A tendência é que nos próximos anos muitos outros jogos sejam lançados usando a realidade aumentada. Por isso, é importante que os usuários tomem alguns cuidados para que a diversão virtual não os coloquem em perigos reais. Confira algumas dicas da Intel Security:

Dicas:

- Atenção a golpes e assaltos

No Pokemon Go, os usuários têm a possibilidade de soltar iscas para atrair mais monstrinhos e consequentemente mais jogadores a um local determinado. Ladrões e ou pessoas mal intencionadas podem usar essa prática para atrair as vítimas a locais para realizar crimes. “Nunca vá sozinho a locais que você não iria normalmente”, comenta José Matias Neto, diretor de suporte técnico da Intel Security.

- Atenção ao que acontece a sua volta

É comum pessoas ignorarem o ambiente onde estão para prestar atenção nos celulares. É muito importante que todos estejam atentos aos arredores para evitar acidentes como quedas, colisões, atropelamentos e outros incidentes graves.

- Respeite o ambiente

Os Pokemóns estão espalhados por todos os lugares, inclusive em cemitérios, hospitais, igrejas e órgãos públicos. A medida em que o jogador acumula os monstrinhos a empolgação aumenta, por isso a orientação é para que se mantenha o respeito nesses lugares e jamais entre em algum local sem autorização.

- Tenha prudência no trânsito

Jamais jogue se estiver dirigindo, pedalando, andando de skate, patins ou patinetes, já aconteceram sérios acidentes em outros países por falta de atenção.

- Fique atento às crianças

A recomendação é para que os pais redobrem a atenção com as crianças para que elas aproveitem o jogo com moderação e não deixem de fazer suas atividades escolares, por exemplo. Também é preciso monitorá-las de perto para que não saiam de casa sozinhas para jogar.

- Muito cuidado em jogos noturnos e viagens

Existem personagens noturnos e também os que estão em maior quantidade em outras cidades ou estados. A indicação é para que os jogadores se reúnam em grupos para ir à caça desses monstros, além de mais divertidos também é mais seguro.

- Tenha um software de proteção instalados ao seu dispositivo

É sempre recomendável ter um bom antivírus instalado nos smartphones e afins, pois protege o dispositivo em caso de roubo ou perda e evita que informações privadas sejam roubadas.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.