Celebração

Pré-festejo de São José de Ribamar tem atividades

Durante este mês, será realizada a peregrinação do santo padroeiro do Maranhão às comunidades

Atualizada em 11/10/2022 às 12h46

SÃO LUÍS - Com o tema “São José de Ribamar, Santuário da Divina Misericórdia”, foi lançada a edição 2016 do tradicional Festejo de São José de Ribamar. A celebração ao santo padroei­ro do Maranhão acontecerá de 9 a 18 de setembro, no santuário dedicado ao santo na cidade de São José de Ribamar, Região Metropolitana de São Luís. Ao longo do mês de agosto diversas atividades do chamado pré-festejo vão preparar os fieis para o festejo, em setembro.

Segundo o padre Cláudio Cruz, reitor do Santuário de São José de Ribamar, 2016 foi proclamado, pelo papa Francisco, o Ano Santo Jubileu da Misericórdia. “Baseados nisto que foram escolhidos o tema e o lema do festejo deste ano. O nosso santuário foi proclamado Porta Santa da Misericórdia pelo arcebispo de São Luís, dom José Belisário. Por isso, o novenário e todas as romarias constituem-se em momentos favoráveis para adquirir a indulgência plenária, ou seja, o perdão de todos os pecados”, afirma.

A Paróquia e Santuário São José de Ribamar iniciou o pré-festejo 2016 visitando as comunidades paroquiais. O objetivo do evento é anunciar aos devotos e romeiros que se aproxima mais um festejo do padroeiro do Maranhão, além de levar a imagem peregrina de São José de Ribamar às comunidades do Santuário e paróquias da Arquidiocese de São Luís. As peregrinações começaram em julho com visitas às comunidades São Francisco, Santa Maria, São Benedito, Nossa Senhora das Graças, Paranã, Monte Castelo, Cohafuma, Anil e São Roque.

Este fim de semana, serão duas visitas. No sábado, dia 6, a visita será à Forania Nossa Senhora da Vitória e a imagem peregrina estará na Igreja de Nossa Senhora do Carmo, no centro de São Luís. No domingo, dia 7, será visitada a Forania do São Cristóvão, com passagem da imagem peregrina pela Paróquia do São Cristóvão. Até o fim do pré-festejo serão 15 visitas peregrinas. A imagem peregrina passará ainda pelo Anjo da Guarda, órgãos públicos e instituições educacionais. As visitas acabam dia 28 deste mês.

A programação do pré-festejo inclui ainda o Passeio Ciclístico do Santuário. Este ano, o percurso será do santuário até a comunidade de São José dos Índios, retornando para o santuário. Somente maiores de 18 anos ou menores autorizados pelos pais ou responsáveis legais podem participar do evento. Logo após o Passeio Ciclístico do Santuário, acontece a Missa da Juventude de São José, no local. A tradicinal lavagem do santuário acontece no dia 7 de setembro. Fechando a programação do pré-festejo acontecerá a Missa de Entrega do Festejo, também no santuário.

PROGRAMAÇÃO

Peregrinações
Dia 6 - Visita à Forania Nossa Senhora da Vitória - Igreja NS do Carmo, 17h
Dia 7 – Visita à Forania do São Cristóvão - Paróquia do São Cristóvão, 19h
Dia 13 - Visita à Forania dos Santos Anjos da Guarda – Paróquia Nossa Senhora da Penha, 12h
Dia 14 - Visita à Forania de São Benedito, 19h
Dia 28 – Visita a órgãos públicos, 16h
Dia 28 – Visita a instituições educacionais, 16h

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.