Manipulação

Autoridades da Itália investigam rota imigratória de terroristas

Ministro diz que há suspeita de envolvimento do Estado Islâmico com a travessia de imigrantes

Atualizada em 11/10/2022 às 12h46

ROMA - A Itália está investigando se o Estado Islâmico está envolvido na organização da travessia de dezenas de milhares de imigrantes pelo Mar Mediterrâneo, segundo informou ontem o ministro da Justiça italiano.

A maior parte da rota imigratória entre a Turquia e a Grécia foi fechada desde que a União Europeia e Ancara firmaram um acordo de repatriação em março, mas centenas de pessoas continuam chegando às praias italianas todos os dias, principalmente saídas da Líbia.

Gangues de criminosos vêm se aproveitando do caos líbio para cobrar centenas de dólares de viajantes, oriundos sobretudo da África subsaariana, que anseiam por uma vida melhor na Europa.

"Com base nas informações disponíveis, existe uma investigação em andamento para saber se representantes do Estado Islâmico exercem papéis cruciais no controle e na administração dos fluxos imigratórios para a Itália", disse o ministro Andrea Orlando a um comitê parlamentar.

Na audiência sobre imigração, o acordo de livre circulação do Espaço Schengen e a atividade da agência de polícia europeia, Europol, ele falou que os detalhes do inquérito são secretos.

"Os riscos que temos que correr são altos", afirmou, acrescentando que também existe a suspeita de que os militantes estejam tentando influenciar em quais locais os imigrantes são acomodados na Itália.

O grupo extremista vem fazendo dinheiro com a venda de petróleo de campos que tomou no Oriente Médio e no norte africano e dos saques de armas e munições.
A chanceler da Alemanha, Angela Merkel, tem dito que grupos de militantes vêm levando integrantes à Europa clandestinamente entre os imigrantes. l

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.